Professora do curso de Direito é selecionada para Centro de Estudos que contribuirá para a atualização do Código Civil | Acontece na Uniube

09 de outubro de 23

A professora do curso de Direito da Uniube, Bruna Salgado Chaves, foi selecionada em um processo, com 15 vagas, para integrar o Centro de Estudos em Direito Civil e Novas Tecnologias, fomentado pelo Legal Grounds Institute. O grupo é organizado pelo Prof. Dr. Ricardo Campos, docente na Faculdade de Direito da Goethe Universität Frankfurt am Main, na Alemanha, e integrante da Comissão de Juristas nomeada pelo Senado Federal. O objetivo é propor um projeto de lei de alteração e atualização do Código Civil, conforme as Novas Tecnologias.

O Senado Federal nomeou 34 juristas, divididos em grupos específicos de trabalho, compostos por: parte geral, obrigações e responsabilidade civil, contratos, empresa, direito de família, sucessões e direito digital. Ricardo Campos e Laura Porto foram nomeados para o grupo de Direito Digital e são os responsáveis pela organização do Centro de Estudos formado para elaborar propostas de alteração ao Código Civil nesse âmbito.  "Integrar esse Centro de Estudos é uma grande responsabilidade, pela missão de contribuir com a alteração ao Código Civil e pela excelência dos pesquisadores que coordenam e compõem o grupo. É uma oportunidade ímpar de gerar um impacto concreto, através da pesquisa, para a alteração efetiva do cenário legislativo, bastante necessária para atualização do Direito Civil, conforme as novas tecnologias. Estou muito grata e entusiasmada por trabalhar ao lado de juristas que são referência!", comemora a professora do curso de Direito da Uniube, Bruna Salgado Chaves.

Foram disponibilizadas 15 vagas, com os critérios de produtividade, habilidade acadêmica e experiência profissional. "A expectativa é hiper positiva, não apenas pela experiência, mas também pelos resultados. As novas tecnologias têm desafiado diversas práticas sociais e econômicas, e o Centro já definiu, com muita competência, 10 eixos de trabalho principais para definirmos soluções e temas como propriedade intelectual, uso de imagem por inteligência artificial, tokenização, entre outros debates", explica Bruna.

"A experiência no Centro de Estudos certamente repercutirá nos trabalhos na Uniube, com discussão das iniciativas propostas para alteração da principal legislação do Direito Privado, e com o acesso às melhores técnicas no cenário global, já que a principal diretriz do Centro de Estudos é a metodologia do Direito Comparado. Assim, o curso de Direito da Uniube participará diretamente dos resultados do Centro", finaliza a professora.