Enfermagem e Professora da Uniube tem 6 artigos científicos aceitos no mês de setembro | Acontece na Uniube Enfermagem e

Professora da Uniube tem 6 artigos científicos aceitos no mês de setembro

18 de outubro de 22
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Carolina Oliveira


Professora dos cursos de Enfermagem e Técnico em Enfermagem da Uniube, Juliana da Silva Garcia Nascimento, em parceria com outros autores, teve seis artigos científicos aceitos em setembro, dois deles já publicados. A maioria deles são sobre simulação clínica, tratando-se de revisões integrativas e sistemáticas da literatura, estudos pilotos experimentais randomizados e um estudo publicado na Revista Latinoamericana de Simulacion Clínica (Chile), em parceria com uma pesquisadora canadense, Profª Drª Suzanne Campbell, da Universidade de Columbia Britânica - Canadá.


Especialista em cuidados críticos de pacientes adultos e pesquisadora no âmbito da simulação clínica em enfermagem e saúde, Juliana explica que a técnica é uma estratégia pedagógica de ensino inovadora e efetiva para a aprendizagem. "A simulação clínica é capaz de replicar situações com veracidade, em ambiente de ensino seguro e controlado, que visa desenvolver competências clínicas em aprendizes. Eu venho estudando o processo e seus impactos na aprendizagem de estudantes de Enfermagem há mais de quatro anos, desenvolvendo e publicando diversos artigos científicos nesse contexto. A simulação clínica já é o presente no processo de ensino em muitas instituições educacionais e o futuro de diversas outras, visto a sua potencialidade em tornar o aprendizado tangível e promover a translação do conhecimento para a prática clínica real, mantendo a segurança dos pacientes e aumentando a satisfação de alunos e profissionais durante suas vivências educacionais", conta.


Com mais de quarenta artigos publicados, ao longo dos anos como pesquisadora, Juliana teve um estudo publicado na Revista Latinoamericana de Simulacion Clínica, e reforça a importância de fomentar a pesquisa. "Sinto-me contribuindo com a ciência, principalmente com a disseminação e o fortalecimento do conhecimento científico em enfermagem. A simulação é uma estratégia de ensino efetiva e precisa ser explorada em benefício de docentes, alunos, instituições de ensino, mas principalmente a benefício da segurança dos pacientes. Já publiquei mais de 40 estudos, a maioria sobre simulação clínica no âmbito da urgência e emergência, com enfoque em ressuscitação cardiopulmonar de pacientes adultos", exalta.


"A pesquisa é uma condição crucial para alicerçar a prática clínica em evidências científicas confiáveis. Sem a pesquisa não há avanço na ciência, na saúde e na enfermagem. Ela potencializa o conhecimento de alunos, professores e pesquisadores, e por consequência impacta positivamente a prática clínica real", finaliza Juliana.