Professora da Uniube participa de Encontro de Doenças Infecciosas em Pequenos Animais | Acontece na Uniube

30 de outubro de 19

A professora e doutora do curso de Medicina Veterinária da Uniube e do Programa de Pós-graduação em Sanidade e Produção Animal nos Trópicos (PPSPAT), Isabel Rodrigues Rosado, ministrou uma palestra durante o I Encontro de Doenças Infecciosas em Pequenos Animais, realizado na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista, em Jaboticabal (SP). O evento aconteceu no último mês e abordou as principais doenças infecciosas de cães e gatos.

A palestra tratou de aspectos neurológicos das doenças infecciosas e apresentou casos atendidos na Clínica Médica de Pequenos Animais do Hospital Veterinário de Uberaba. “Foi muito bom participar do encontro, poder apresentar alguns dos casos atendidos aqui no Hospital Veterinário de Uberaba. Poder apresentar um pouco do trabalho que fazemos aqui na Uniube”

Outros temas discutidos foram manifestações oculares em doenças infecciosas; leishmaniose; cinomose; gastroenterites infecciosas; complexo respiratório felino e vacinas. “As doenças infecciosas representam mais de um terço dos casos atendidos na Clínica Médica de Pequenos Animais. Quando falamos de neurologia, essa casuística tem a mesma representatividade, ou seja, quase 40% dos casos de doenças de cães e gatos”

A apresentação de casos de doenças infecciosas associadas a manifestações neurológicas permite que os alunos façam uma integração do conteúdo aprendido no decorrer do curso, como microbiologia, patologia clínica, semiologia e terapêutica. “É um tema importante para os estudantes, pois em breve eles irão se formar e atuar na Clínica de Pequenos Animais, e, como abordado anteriormente, trata-se de uma área que possui grande casuística”, conclui Isabel.