Professora da Uniube explica sobre reajuste salarial da Enfermagem | Acontece na Uniube

Professora da Uniube explica sobre reajuste salarial da Enfermagem

05 de agosto de 22

Larissa Rodrigues

Foi publicada nesta sexta-feira (5) a lei  que fixa pisos salariais para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. O texto do projeto, aprovado pela Câmara e pelo Senado, estabeleceu em R$4750,00 o piso nacional dos profissionais em setores públicos e privados. O valor serve de referência para o cálculo do mínimo salarial de técnico de enfermagem, sendo 70% (R$ 3.325); auxiliares de enfermagem e parteiras, 50% (R$ 2.375).

A mudança, segundo a enfermeira e gestora do curso de Enfermagem da Uniube, Carolina Beatriz Cunha Prado, é de grande importância para  valorizar os profissionais, bem como evidenciar as áreas na assistência à saúde. Em entrevista, ela comenta sobre a mudança.

O que esse aumento significa pra área?

Carolina Prado:
A Enfermagem  sofreu por muitos anos com a exploração de alguns serviços de saúde que pagavam salários muito baixos a esses profissionais. Os que mais eram injustiçados eram os técnicos de enfermagem, que muitas vezes recebiam um salário mínimo por 6 a 8 horas de trabalho por dia, e para sobreviverem acumulavam vários empregos e cargas de trabalho exaustivas.

A aprovação do piso salarial garante um salário mais digno a toda a classe. A valorização desses profissionais pode impactar até mesmo na qualidade da assistência, visto que a tendência é que esses profissionais trabalhem menos e mais descansados.

Qual a importância desses profissionais na assistência à saúde?

Carolina Prado: a Enfermagem  é a arte do cuidar e como tal é essencial à saúde, se fazendo presente na promoção da saúde, prevenção de doenças, tratamento e reabilitação de pacientes.  O profissional da Enfermagem está presente em toda a trajetória de vida dos indivíduos (desde a concepção até depois da morte) e oferece cuidado tanto aqueles que não possuem nenhuma doença até aqueles que não mais têm perspectiva de cura.

Sem Enfermagem, não há saúde.  Somos o motor do sistema de saúde, quem faz a máquina girar através da assistência e da gestão dos serviços de saúde.

Quais as perspectivas para a área?

Carolina Prado: Com a aprovação do piso salarial as empresas e serviços de saúde cobrarão mais desses profissionais no que se refere a eficiência e capacidade de resolução de problemas.  Acreditamos que o mercado de trabalho se tornará mais exigente e isso abrirá mais portas aos profissionais mais bem qualificados e preparados, é aí que o egresso da Uniube se destaca.

Como o curso da Uniube é montado para que a formação do profissional de Enfermagem atenda às expectativas do mercado de trabalho?

Carolina Prado: O curso de Enfermagem presencial da Uniube se diferencia dos demais devido à qualidade de suas aulas práticas e ao proporcionar aos alunos o contato precoce com os pacientes e serviços de saúde. A possibilidade de estagiar em hospital acreditado e com processos focados na qualidade da assistência e segurança do paciente é outro grande diferencial.

O nosso corpo docente altamente qualificado prepara nossos alunos para serem profissionais com excelência técnico-científica, capacidade de liderança e gestão de pessoas e serviços.

Além disso, buscamos desenvolver em nossos alunos a capacidade de empreender na carreira e serem profissionais de sucesso.  Isso tem refletido em nossa empregabilidade, que se matem acima de 90% nos primeiros meses após a formatura.

O curso

Cuidar do outro e organizar os serviços de saúde: essa é a frase que mais define o curso de Enfermagem da Uniube. A graduação em Enfermagem na Uniube é ofertada nas modalidades presencial  e à distância. Ela possui estrutura completa, com um corpo docente capaz de oferecer conhecimentos e desenvolver habilidades que capacitam o aluno tanto para a prática assistencial quanto para a organização e coordenação dos serviços de saúde.

"A Enfermagem é uma das poucas graduações da saúde que trabalha teorias e ferramentas de administração e gestão, tanto de serviços hospitalares quanto gestão de serviços públicos (SUS). Os preceitos éticos, a Segurança do paciente e a educação em saúde é outro ponto importante que é tratado de maneira transversal em todos os componentes curriculares no decorrer da formação".

Ainda segundo a coordenadora, o curso também trabalha a importância do tratamento e atendimento humanizado. "O cuidado de Enfermagem envolve dimensões técnicas, éticas, científicas e humanas, como o zelo, a solidariedade e o carinho, porém a rotina massacrante e as cargas de trabalho extensas e pesadas podem levar a uma 'automatização' desse cuidado, o que interfere na percepção da humanização. Dessa forma, o cuidado humanizado é trabalhado junto aos nossos alunos desde a primeira etapa do curso em praticamente todas as disciplinas, frisando sempre o cuidado individualizado, planejado e pautado na ética e na empatia para com o próximo", finaliza a gestora.