Professor de Psicologia da Uniube apresenta trabalho de mestrado na Dinamarca | Acontece na Uniube

Professor de Psicologia da Uniube apresenta trabalho de mestrado na Dinamarca

08 de dezembro de 22

Trabalho foi apresentado em setembro no 8th Biennial Meeting of the International Association for the Cognitive Science of Religion 2022

Professor do curso de Psicologia da Uniube, Matheus Felix, apresentou os resultados do mestrado no maior evento internacional sobre "Ciência Cognitiva e Evolutiva da Religião", na cidade de Aarhus, na Dinamarca. O trabalho investigou o conceito de Deus em crianças cristãs.

"Eu investiguei o quanto as crianças antropomorfizavam Deus, ou seja, quanto elas pensavam que Deus era parecido com o ser humano, em três religiões distintas: Espiritismo, Catolicismo e Assembleia de Deus. A ideia era verificar se o uso de imagens religiosas influenciava na ideia de que Deus seria mais parecido com ser humano e isso foi verificado em nossa pesquisa. O primeiro ponto de relevância é a formação de uma rede de colaboração. No congresso, conheci pesquisadores que se interessam sobre a compreensão de morte no Espiritismo depois que apresentei meu trabalho. O segundo ponto seria sobre a qualidade da nossa formação no Brasil", explica o professor.

O estudo do tema religião a partir de uma perspectiva cognitiva e evolucionista, teve início apenas na década de 90. "No Brasil, isso começou na década de 2010. É algo bastante recente e com um potencial enorme. Em 2020, houve um investimento considerável de uma grande agência de fomento norte-americana destinada a impulsionar a área no país, no qual meu grupo foi agraciado com uma bolsa de pesquisa. Trata-se de uma área promissora", avalia.

"Devemos começar o planejamento do projeto e a coleta em breve, e irei me esforçar para trabalhar com nossos alunos. Estive com pessoas do mundo todo e atesto que aqueles alunos que são genuinamente interessados, fazem iniciação científica, extensão, estudam bastante, estão em pé de igualdade com os alunos ao redor do mundo. Isso me fez sentir orgulho do nosso país", finaliza o professor.