Professor da Uniube é convidado para dar aulas em universidade da Colômbia | Acontece na Uniube

Professor da Uniube é convidado para dar aulas em universidade da Colômbia

07 de dezembro de 20

O professor do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Uberaba (Uniube), Guilherme Costa Venturini, foi convidado para ministrar aulas em um curso de pós-graduação na Universidad CES, em Medellín, na Colômbia, na área de Melhoramento Animal. Devido à pandemia da Covid-19, por enquanto, o conteúdo da disciplina está sendo repassado de forma remota.

Guilherme é formado em Zootecnia. A escolha pela profissão foi por influência de amigos que faziam o mesmo curso. Em 2002, surgiu a primeira oportunidade de entrar em uma sala de aula para ensinar, ainda quando morava no Paraná. De lá para cá, não abandou mais o giz e o quadro negro - apenas durante a pandemia, com as aulas remotas. Atualmente, ele é responsável pelas disciplinas de Bioestatística, Genética Animal, Melhoramento Animal, Bioclimatologia, Ovinocultura e Caprinocultura na Uniube.

O convite da universidade colombiano veio depois de uma indicação do professor Felipe Nogueira, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Em Medellín, as aulas, tradicionalmente, acontecem de forma presencial, mas também estão adaptadas aos meios digitais. Segundo o professor Guilherme, a maioria dos alunos já trabalha com agropecuária. Eles são antenados e participativos nas aulas, mesmo remotas.

A disciplina tem um enfoque voltado a práticas aplicadas à bovinocultura. "Falamos desde as estimações de parâmetros genéticos, avaliação genética e progresso genético (genética quantitativa), seleção assistida por marcadores (genética molecular) chegando até a genômica (seleção e ferramentas genômicas aplicadas na avaliação e seleção animal)", conta.

Para Guilherme, trata-se de uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal, a partir da vivência de novas experiências culturais. "É muito gratificante. Convites como esse demonstram a importância de nosso trabalho, além de fortalecer possíveis parcerias entre a Uniube e outras instituições de ensino superior, seja no Brasil ou em outros países", finaliza.