Processo seletivo para Residência Médica supera 500 inscritos | Acontece na Uniube

Processo seletivo para Residência Médica supera 500 inscritos

12 de dezembro de 23

Mais de 500 inscritos participam do Processo Seletivo Unificado (PSU) do Programa de Residência Médica do Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) - Uniube.  A seleção é conduzida pela Comissão Estadual de Residência Médica (CEREM-MG).

No total foram 564 inscritos distribuídos em nove áreas - Clínica Médica, Medicina da Família e Comunidade, Anestesiologia, Cirurgia Geral, Medicina Intensiva, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e traumatologia, Pediatria e Psiquiatria.

De acordo com o vice-coordenador da Comissão de Residência Médica do MPHU, Prof. Dr. José Martins, a residência médica é um momento de formação acadêmica essencial para o médico, pois o tempo de graduação não é suficiente para que o profissional adquira conhecimentos específicos e tenha expertise para atuação mais específica na área médica.

"Considero um grande erro o que alguns colegas fazem, pois escolhem fazer cursos de procedência duvidosa e já atuar em alguma especialidade ou subespecialidade médica, em detrimento de cursar uma residência médica", avalia.

De acordo com ele, o MPHU traz um grande diferencial, já que é um hospital de referência no país pelo nível de formação dos seus médicos residentes, pois disponibiliza corpo docente qualificado e uma abrangente estrutura física que possibilita que o médico residente tenha uma excelente formação após o término da residência médica.

Os concorrentes do Processo Seletivo Unificado do Programa de Residência Médica do MPHU já foram submetidos a prova escrita, que aconteceu no dia 5 de dezembro, em Belo Horizonte. As notas serão divulgadas no dia 21 de dezembro. Em seguida, o processo seletivo terá análise curricular, com resultado marcado para ser publicado no dia 18 de janeiro de 2024.

A convocação dos aprovados está prevista para 26 de janeiro de 2024.

Daniela Brito