Rayssa..."> Proatividade e continuação dos estudos são diferenciais para engenheiros civis | Acontece na Uniube Rayssa...">

Proatividade e continuação dos estudos são diferenciais para engenheiros civis

21 de maio de 20

Rayssa Barbosa de Oliveira nunca teve dúvidas sobre qual profissão seguir: Engenharia Civil. A afinidade por matemática foi o ponto de partida para a escolha. “Me sinto bem realizada, sou feliz na profissão que escolhi e tenho certeza que é isso que queria para minha vida”, diz.

Pós-graduada em avaliações, auditoria e perícias em Engenharia e empregada na área de fiscalização de obras, iniciou estágio cedo para se destacar na profissão. “Acho que o importante para se manter no mercado é sempre estudar e se atualizar, nunca achar que já sabe tudo sobre tal assunto, todos os dias eu aprendo algo novo”, pontua a ex-aluna da Uniube.

Assim como Rayssa, profissionais que apresentam proatividade se destacam no mercado, segundo o coordenador do curso de Engenharia Civil da Uniube. “As principais características esperadas pelo mercado de trabalho é a capacidade de resposta, visão de mercado, responsabilidade social e comunicação”, destaca.

E a expectativa com o mercado de construção civil é positiva no País. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam que somente a construção civil abriu mais de 70 mil novas vagas em 2019, número quase quatro vezes maior do que o registrado em 2018. “A falta de investimento nos últimos anos gerou um passivo nas diversas áreas da infraestrutura, notadamente, habitação para a população de baixa renda”, complementa o coordenador.

Mas assim como o coordenador, Rayssa acredita que a área tende a melhorar cada vez mais. “Uma dica que sempre falo para os meus estagiários é: procure o quanto antes um estágio que te dê oportunidade de continuar na empresa, acredito que essa seja a forma mais fácil de conseguir o primeiro emprego”, aconselha.

Engenharia Civil na Uniube

O curso de Engenharia Civil da Universidade de Uberaba possui projeto pedagógico em conformidade com as diretrizes curriculares nacionais. “A Universidade oferece uma base sólida, facilitando o desenvolvimento de competências essenciais e indispensáveis na formação do engenheiro. Desenvolve em seus alunos habilidades gerenciais e comportamentais, requisitos fundamentais requeridos pelo mercado de trabalho”, reforça o coordenador.

O corpo docente dessa graduação é formado por profissionais com vasta experiência, o que possibilita a abordagem de problemas rotineiros relacionados à Engenharia Civil em sala de aula. “A grade curricular no curso possui carga horária de prática laboratorial suficiente para correlacionar a teoria com a prática e os componentes específicos com estudos de caso. Ainda, a Universidade oferece extensão e projetos de pesquisa de caráter prático.”

O profissional de Engenharia Civil formado pela Universidade de Uberaba aprende a projetar, calcular, construir, operar, manter e recuperar edificações e infraestruturas, supervisionar o desenvolvimento e fazer o controle de qualidade de obras. “A maior responsabilidade do profissional é a segurança da estrutura e a eficiência produtiva. Produção com menor gasto, menor custo e segurança. E nós procuramos formar o profissional que o mercado deseja, ou seja, profissionais que possuem as habilidades: extrapolação do aprendizado da Universidade, bom relacionamento interpessoal e com as pessoas - equipe, inovador e engajado”, finaliza o coordenador.