Pró-reitor de Ensino Superior ministra palestra no Instituto Madiba em Sacramento | Acontece na Uniube

20 de abril de 18

O Pró-reitor de Ensino Superior da Universidade de Uberaba (Uniube), professor Marco Antônio Nogueira, esteve em Sacramento-MG, a convite do Instituto Madiba para ministrar uma palestra aos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de escolas públicas da cidade, bem como aos alunos apoiados pelo projeto.

Realizada na Casa da Cultura Sérgio Pacheco, a palestra com o tema “O Sucesso Te Chama” buscou deixar uma mensagem de inspiração e motivação aos jovens sacramentanos, que têm pela frente a difícil decisão de escolher a profissão que definirá seu futuro. Para Marco Antônio, essa importante escolha não pode ser limitada pelo nível de dificuldade ou por adversidades encontradas nessa jornada, como questões financeiras e pessoais. No lugar, Marco Antônio recomenda uma boa dose de audácia, da “loucura” que alimenta os gênios que acreditam nas próprias ideias e vontade de fazer acontecer.

Na ocasião, o professor também lembrou que esses estudantes devem saber reconhecer as principais oportunidades do mercado de trabalho, especialmente em áreas que vêm sendo impactadas pelas novas tecnologias e pela transformação digital. Mesmo assim, Marco Antônio reconhece que é importante analisar o impacto dessa escolha no entorno de cada um. “O seu sucesso não o pode ser individual, ele tem que fazer a diferença na vida das pessoas”, diz o Pró-reitor de Ensino Superior.

O Instituto Madiba

O Instituto Madiba é um projeto que atua em Sacramento desde 2014 com intuito de apoiar e capacitar jovens de baixa renda para conquistarem um futuro melhor, desenvolvendo futuros líderes por meio de cursinho pré-vestibular e palestras para uma formação consciente. O nome do instituto é inspirado na vida e no legado de Nelson Mandela, que se tornou um dos maiores líderes políticos da humanidade por sua luta contra a discriminação racial instaurada no Apartheid, na Africa do Sul. "Madiba" é a forma como Mandela é chamado e lembrado carinhosamente pelos sul-africanos até hoje.

“O projeto dá a oportunidade do jovem ser o que ele quiser. Nosso objetivo é formar novos líderes, engajados com a responsabilidade social. Esses jovens são preparados e incentivados não apenas a entrar melhores universidades, mas, sobretudo, a transformar a realidade de suas famílias e seus bairros. Vivemos em um mundo onde dependemos uns dos outros e crescemos juntos – essa é a motivação do Instituto Madiba", revela a idealizadora do projeto e presidente do Instituto, Marize Cerchi.

O aluno do Instituto Madiba, Airton de Carvalho Lopes, de 21 anos, ganhou bolsa integral no Prouni graças ao bom desempenho no ENEM. No próximo semestre, ele ingressa na Uniube no curso de Direito. Fez o cursinho de junho a dezembro no instituto no ano passado. “O cursinho oferecido pelo Instituto Madiba foi decisivo para conseguir a bolsa, graças à toda estrutura que é oferecida aos alunos, incluindo computadores com acesso à internet, plataformas de estudo, aulas de redação e reforço”, conta Airton de Carvalho.