Pró-Reitor da Uniube projeta sistema de irrigação para o Parque Fernando Costa | Acontece na Uniube

Pró-Reitor da Uniube projeta sistema de irrigação para o Parque Fernando Costa

19 de maio de 22
1 / 7
2 / 7
3 / 7
4 / 7
5 / 7
6 / 7
7 / 7

O Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Uniube, André Fernandes, projetou um sistema de irrigação de mais de 19,5m² para o Parque Fernando Costa. O objetivo do sistema é manter a preservação da grande área verde do local de forma simples, fácil e eficiente, com economia de tempo e otimização da utilização de recursos naturais. O projeto foi lançado durante a 87ª ExpoZebu, organizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).


Segundo informações repassadas pela assessoria da ABCZ, o projeto do sistema de irrigação por aspersão fixa automatizado é constituído de doze setores, com vazões variadas, sendo: quatro setores com aspersores spray escamoteáveis, setes setores com aspersores escamoteáveis de rotores e um setor por gotejamento enterrado. "A gente já tinha feito o projeto, na verdade, há dez anos para a pista de julgamento. Agora, com a ExpoZebu, foi apresentado para a sociedade uberabense o novo projeto de paisagismo do parque, e nesse projeto todas as plantas foram irrigadas com o que a gente desenvolveu. Então, é um projeto com emissores, aspersores e gotejadores, todos importados de Israel e dos Estados Unidos, que representam a mais alta tecnologia para irrigação de áreas e paisagismo", explica o Pró-Reitor.


Com experiência em irrigação de áreas paisagísticas, o professor André Fernandes explica que a vantagem de projetos como esse é a automatização dos processos. "É uma tecnologia usada em campos de futebol, praças esportivas, jardins de residência, campos de golfe etc. Sem irrigação, grande parte das plantas do parque teriam que ser trocadas por falta d'água. Por isso, vai ser muito importante para a ABCZ um projeto de tão alta tecnologia, com irrigação totalmente automatizada, sem ninguém precisar colocar a mão, sendo que tudo é feito com computadores, até mesmo se por acaso tiver chovendo, foram instalados sensores que interrompem a irrigação".


Ainda de acordo com o Pró-Reitor, a ideia é que essa área de irrigação para paisagismo aumente muito no Brasil. "Se comparado com irrigação de áreas agrícolas, nós fazemos o preço do projeto por hectare; já em áreas de paisagismo, faz o preço por metro quadrado, igual quando é feito o cálculo pra colocar piso em uma casa. Então, é um valor que agrega muito tanto para o projetista quanto para as empresas de irrigação que detêm essa tecnologia", complementa.


Participação em reunião durante a ExpoZebu


Ainda durante a 87ª ExpoZebu, o professor André Fernandes participou de um evento que reuniu todos os sindicatos rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. O encontro visou trazer especialistas de cada uma das áreas do agronegócio para mostrar para os presidentes do sindicato a importância dos grandes negócios da região.


"Esse encontro foi muito importante, pois por meio dele foi possível mostrar aos sindicatos a relevância de cada um dos negócios. A Uniube está muito forte agora no agro e quer ficar cada vez mais forte, porque já temos cursos na área tanto em graduação quanto em pós-graduação. Então, a ideia é passar essas informações para os nossos alunos e agregar cada vez mais conhecimento", finaliza.