Presidente do CRO-MG visita a Policlínica Odontológica da Uniube | Acontece na Uniube

Presidente do CRO-MG visita a Policlínica Odontológica da Uniube

01 de junho de 22
1 / 2
2 / 2

Carolina Oliveira


O Presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO-MG), Raphael Castro Mota, visitou, nesta terça-feira (31), a Policlínica Odontológica Getúlio Vargas, no Campus Centro da Uniube. Além de conhecer a estrutura do campo de prática dos alunos do curso de Odontologia, ele bateu um papo com os alunos e os docentes sobre a atuação, conduta ética e as diretrizes para os cirurgiões-dentistas.


Para o presidente do CRO-MG, Raphael Castro Mota, a Odontologia é uma área que está em constante evolução, tanto em técnicas quanto em equipamentos. É fundamental que o profissional continue se qualificando. "A Odontologia vai se renovando com o tempo.  É uma área que necessita dessa atualização constante, e o cirurgião-dentista por si, por conceito pessoal mesmo, ele tem o costume de adotar novos cursos de atualização, buscando por cursos paralelos, cursos livres e pós-graduação. O conselho tem defendido e esclarecido a importância de se ter um curso de pós-graduação hoje em dia, especialmente para essas áreas que não são admitidas na graduação. A nossa lei determina que o dentista poder fazer tudo o que aprender na graduação e na pós. Tudo que você aprende na graduação e na pós, que seja reconhecido como odontologia pelo CFO, pode ser feito. O principal problema que temos hoje é a proliferação de cursos livres anunciados na internet, sem uma chancela de curso superior. Aquele projeto pedagógico, muitas vezes, não foi aprovado por uma instituição de ensino superior, registrado no MEC, e não confere um título, que é o valor legal do documento para atuar na área odontológica", explica.


E o presidente do conselho afirma que o curso de Odontologia da Uniube é referência em todo o Brasil. "A universidade é referência, inclusive é uma das primeiras de Minas Gerais, antes mesmo da lei que constituiu o sistema conselho, e inclusive a lei que regulamentou a profissão do cirurgião-dentista. A tradição, estrutura, conceito, e plano pedagógico que é desenvolvido aqui, nós já conhecemos há muito tempo, e é referência no Brasil inteiro", enaltece.


Para o diretor do curso de Odontologia da Uniube, Luis Henrique Borges, a visita é uma oportunidade para os futuros cirurgiões-dentistas conhecerem a atuação do CRO, além de apresentar a estrutura da universidade ao conselho. "É muito importante que o nosso aluno saiba o que o CRO e o CFO contribuem na sua atividade prática, no que ele vai exercer quando se formar, porque são esses órgãos que regulamentam a nossa profissão. É importante que ele saiba a questão do código de ética, aquela questão de o que o cirurgião-dentista pode ou não fazer. E para a universidade, poder mostrar, abrir o campus para que os conselhos conheçam a estrutura e valorizem as universidades na questão das validações das nossas pós-graduações, afinal, quando o aluno finaliza uma pós-graduação, ele deve pedir o seu registro como especialista no conselho. Essa visita traz uma força muito grande para nós, do curso de Odontologia, por ser uma referência aos conselhos e aos presidentes", finaliza.