Pós-graduação leva ex-aluno à carreira de docente em Universidade na qual se formou | Acontece na Uniube

Pós-graduação leva ex-aluno à carreira de docente em Universidade na qual se formou

21 de maio de 20
1 / 2
2 / 2

“Algum tempo atrás entrava aqui como aluno, hoje como professor. Nem em meus melhores sonhos imaginava isso”, descreveu em poucos caracteres em uma rede social o cirurgião-dentista Leonardo Oliveira Alves ao se tornar docente na Universidade de Uberaba. Mestre e especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial e especialista em Implantodontia, Leonardo nunca parou de estudar e buscar novos conhecimentos. Para ele, a continuação dos estudos é fundamental para o sucesso na carreira.


“O mercado de trabalho está sempre aberto para quem busca estudos e aperfeiçoamentos. Uma pós-graduação sempre nos ajuda a melhorar profissionalmente, no meu caso, ajudou tanto no consultório, como no financeiro, pois aumentou o fluxo de pacientes e, consequentemente, o faturamento”, afirma.


Leonardo conta que busca sempre melhorar a qualidade em todos os procedimentos realizados e o atendimento desde o primeiro contato com o paciente até o término do tratamento. “Busquei as pós-graduações de acordo com as áreas com as quais mais me identifico na Odontologia. Procurei uma instituição que realmente iria me dar a resposta que procuro, com teoria e prática e professores capacitados”, completa.


O cirurgião-dentista selecionou, então, a Universidade de Uberaba, local onde se formou há mais de 20 anos e atualmente ministra aulas no curso de Especialização em Implantodontia. “Me sinto em um sonho realizado, pois minha filha se formou há dois anos, também em Odontologia na Uniube, e meu filho está cursando Medicina, na mesma Universidade. Então, a instituição está dentro de mim”, enaltece.


Pós Uniube
A Uniube conta atualmente com vários programas de pós-graduação Lato Sensu (especializações e MBA’s) e Stricto Sensu (Mestrados e Doutorado), presenciais e a distância. Os cursos Lato Sensu, voltados para o campo da especialização profissional, são indicados para aqueles que já trabalham ou desejam um melhor posicionamento. Possuem duração mínima de 360 horas e, ao final do curso, o aluno recebe um certificado. “Os nossos cursos abrangem praticamente todas as áreas do conhecimento e são planejados e organizados para proporcionar aos alunos conhecimentos práticos que o mercado exige nos mais diversos segmentos, dessa forma aumentando a empregabilidade deles e tornando-os mais essenciais em suas respectivas organizações. ”


Já o Stricto Sensu compreende programas de mestrado e doutorado abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências de cada uma das instituições de ensino que tiveram suas propostas aprovadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). “Nos programas Stricto Sensu, os interessados podem optar por modelos acadêmicos ou profissionais, sendo a escolha dependente do que se deseja para a carreira”, explica André Luís.


Nos mestrados acadêmicos, que possuem duração média de dois anos, o aluno deve preparar uma dissertação, apresentando todo o estudo desenvolvido e defendendo os resultados da linha de pesquisa escolhida. Para os mestrados profissionais, pode ser apresentado como trabalho final uma tecnologia, um produto ou um processo. Já o doutorado, que tem duração de até 5 anos, prepara o aluno para atuar no campo de pesquisa em um determinado assunto e, ao concluir, é necessário que seja elaborada uma tese, geralmente propondo o estudo de um tema ainda não abordado.