Polícia Militar realiza treinamento com colaboradores da Uniube sobre segurança no campus | Acontece na Uniube

18 de abril de 23

A Uniube realizou, nesta terça-feira, um treinamento de segurança no campus para todos os colaboradores, em parceria com o 67º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais. As orientações têm o objetivo de preparar a comunidade acadêmica para situações sensíveis, bem como tornar a Instituição um ambiente cada vez mais seguro e acolhedor. O evento aconteceu presencialmente no campus aeroporto e foi transmitido aos colaboradores que não puderam participar.

A palestra abordou os seguintes temas: como se portar em situações de pânico, como identificar circunstâncias de perigo e como prevenir e manter o ambiente seguro. "A nossa palestra teve como objetivo alertar a todos que trabalham no ambiente acadêmico a se conscientizarem sobre o problema da violência no âmbito universitário. Nós precisamos combater certas informações inverídicas, as Fake News, e precisamos ter muito cuidado com o tratamento dessas informações, buscar canais oficiais da Polícia Militar antes de compartilhar notícias. Frequentemente, nós divulgamos informações que são de interesse de toda comunidade sobre segurança pública. Então, para o aluno, professor, e todos que trabalham no ambiente acadêmico, explicamos que podem fazer contato com a gente e verificar essas publicações", explica o tenente Santiago.

O treinamento foi montado para orientar os colaboradores e professores quanto às últimas notícias divulgadas sobre segurança nas instituições de ensino. "Nós já temos uma parceria com a polícia militar, por meio de um projeto chamado 'Universitário Protegido'' e a polícia tem nos ajudado muito. Então, eles ofereceram mais uma parceria para treinar os nossos colaboradores para eventuais situações de pânico. É um tema atual e nós nos antecipamos e fizemos esse treinamento para todos.  O encontro foi feito aqui em Uberaba, em nosso anfiteatro e foi gravado para ser transmitido aos colaboradores nos canais que nós temos internamente", destaca o diretor de recursos humanos da Uniube, José Mário Roncari.

Ainda segundo o diretor de recursos humanos, as capacitações são constantes no campus e visam preparar cada vez os colaboradores às mais diversas situações. "Nós temos um planejamento de treinamento para todos os técnico-administrativos e corpo docente, isso já faz parte do levantamento de necessidades que nós fazemos no começo de cada ano, colocamos as pautas principais em nosso mapa, prevemos, propomos e realizamos. Nós sempre transmitimos as informações via canais oficiais e também reforçamos muito isso nos treinamentos: que os colaboradores estejam sempre atentos e acreditem sempre nas informações publicadas em canais da Uniube", conclui o diretor.

Em caso de emergência, disque 190.

Para denúncias anônimas, disque 181.