Pesquisadores do Nepedill/Uniube participam de Seminário Internacional sobre Direitos Humanos Fundamentais | Acontece na Uniube

23 de junho de 21

Pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito e Literatura Legis Literae da Universidade de Uberaba (Nepedill/Uniube) representaram o grupo de pesquisa durante o VII Seminário Internacional Sobre Direitos Humanos Fundamentais, realizado virtualmente no início do mês de junho. O aluno do 7º período de Direito, Luan Graco e o pesquisador do Nepedill, José Flôr de Medeiros Júnior, apresentaram o artigo "Vida e Liberdade: uma abordagem sobre os direitos de primeira geração no universo da pandemia Covid-19".

O estudo apresentado teve o objetivo de analisar integralmente os impactos causados pela pandemia da Covid-19, no que diz respeito às dimensões e mudanças dos direitos fundamentais a partir de abordagens jusfilosóficas e literárias.

Para o universitário Luan Graco, o grupo de pesquisa da Uniube permite a realização de estudos mais aprofundados sobre diversas temáticas atuais e que devem ser abordadas. "É importante frisar o trabalho realizado pelo grupo de pesquisa tornando a graduação mais rica ao proporcionar aos alunos a possibilidade de uma análise mais humana, filosófica e hermenêutica do universo jurídico, sempre respaldada no direito através da literatura, não se bastando tão somente da letra seca da lei", avalia o aluno.

O pesquisador e membro da Nepedill/Uniube, José Flôr de Medeiros Júnior, acredita que participar de grupo de pesquisa e levar estudos a seminários contribuem com a formação do aluno, além de incentivar o crescimento profissional e a habilidade de novas leituras do Direito. "Na graduação, quando isso ocorre, abre espaços para que o aluno veja o quão ampla é a realidade da pesquisa, salientando a importância de ampliação da leitura e da escrita durante os estudos", completa.

De acordo com a professora à frente do grupo de pesquisa, doutora Thaísa Faleiros, as pesquisas levantadas e estudadas no Nepedill/Uniube têm grande importância haja vista a necessidade de fomentar a reflexão crítica com os alunos do curso de Direito.

"O NEPEDILL existe com ênfase no estudo de temas jurídicos, a partir da Literatura, em uma perspectiva interdisciplinar. Discutir o tema em questão é importante, pois a pandemia provoca reflexos não somente nas áreas das ciências biológicas, mas também nas ciências jurídicas. Isto é, temos visto que direitos são restringidos para que outros possam ter sua eficácia. Nesse sentido, é importante trabalharmos essas noções de eficácia de direitos e sua relação com a pandemia", finaliza Thaísa.