Patrimônio: Alunos de arquitetura da Uniube fazem projeto de recuperação do Palácio São Luís | Acontece na Uniube

26 de julho de 18

Os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniube, por meio do Núcleo de Prática de Engenharia, Informática e Arquitetura (Nupeia) e em parceria com a Cúria Metropolitana de Uberaba, reuniram-se com representantes da arquidiocese para discutir sobre o desenvolvimento de um projeto de recuperação/ampliação do Palácio São Luís. A ação irá transformar o palácio em um museu da Igreja Católica na cidade.

Será transferido para o local todo o acervo de arquivos da igreja, a biblioteca, móveis antigos, peças históricas, entre outros. “Até o momento foi feito um levantamento, a compatibilização dos desenhos. A ideia é abrir novamente as portas do local, fazendo de lá um memorial, um museu aberto para a população”, explica o estudante do 9º período de Arquitetura e Urbanismo, Matheus Lopes Medeiros.

O palácio também será a sede da Administração da Arquidiocese, contendo no projeto um anfiteatro e um prédio de escritórios. “A recuperação do Palácio São Luís tem como objetivo devolver à comunidade uberabense uma das mais bonitas e imponentes edificações da cidade, que faz parte da sua história arquitetônica. Entendemos que não é um bem somente para a Igreja Católica, mas para toda uma sociedade”, destaca o Monsenhor Valmir A. Ribeiro.

Participam do projeto três alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, sob a coordenação da professora Paula Koshiba. O graduando Matheus, que sempre teve interesse e paixão pela causa da preservação do patrimônio histórico, afirma que o objetivo é fazer com que o projeto seja respeitoso, não agredindo a história nele presente. “Hoje nós falamos em patrimônio que vira fachada, estacionamento, as pessoas não estão conseguindo entender a real função de Uberaba, que é uma cidade histórica, que tem patrimônios. Esse projeto pode ser o estopim para a cidade perceber a riqueza de acervos que tem”, pontua.

O Monsenhor reforça que a Uniube foi de fundamental importância para que os primeiros passos fossem dados e, agora, para que os objetivos propostos sejam alcançados. “O entusiasmo e a dedicação dos alunos chamam a atenção. Este projeto é a soma dos desejos e esforços da Igreja Católica, da Fundação Cultural, da Uniube e do CONPHAU. Temos a certeza de que, em breve, o Palácio São Luís voltará a ocupar um importante lugar na comunidade uberabense, no seu aspecto histórico, cultural, social e religioso”, conclui.

O Nupeia

O Núcleo de Prática de Engenharia, Informática e Arquitetura organiza atividades de prática profissional para alunos dos cursos de Engenharia, Sistemas de Informação e Arquitetura. “A intenção é aproximar a teoria da sala de aula do mercado de trabalho. Essas atividades podem ocorrer de diferentes formas, por meio de visitas técnicas, atividades laboratoriais e, principalmente, por meio do que chamamos de projetos sociais”, explica o gestor do Nupeia, professor Plauto Riccioppo Filho.

Parte dessas atividades se transforma em projetos extensionistas, promovendo a interação aluno/comunidade. “Os projetos sociais são uma oportunidade de unir as demandas dos alunos com as da sociedade. Nesses projetos sociais, os alunos têm a oportunidade de fornecer à comunidade trabalhos técnicos sem custos, que estão relacionados a cada uma das áreas citadas, atendendo a entidades sem fins lucrativos em geral ou pessoas físicas que não teriam condições de pagar por esses serviços técnicos”, conclui.