Novembro Azul conscientiza homens sobre a prevenção ao câncer de próstata | Acontece na Uniube

Novembro Azul conscientiza homens sobre a prevenção ao câncer de próstata

01 de novembro de 23

Uniube oferece exame de PSA para todos os colaboradores

Novembro é o mês mundial de prevenção ao câncer de próstata. A campanha "Novembro Azul", idealizada pela Sociedade Brasileira de Urologia, tem como objetivo sensibilizar a população deste tipo de câncer, considerado o segundo maior incidente em homens, perdendo apenas para o câncer de pele.

Conforme o Ministério da Saúde, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 71,7 mil novos caso de câncer de próstata ao longo do triênio 2023- 2025.

Nesse sentido, é essencial que os homens estejam atentos à sua saúde e busquem orientação médica periodicamente para obter o diagnóstico precoce e acesso ao tratamento, visto que na fase inicial, a doença não apresenta sintomas e, quando os sinais começam, quase 95% dos tumores já estão em estágio avançado.

O médico urologista do Mario Palmério Hospital Universitário (MPHU) Sérgio Anacleto Silva, informa que todos os homens acima de 50 anos e homens da raça negra - pela alta incidência neste público -, ou com histórico familiar de câncer de próstata, a partir dos 45 anos, devem realizar os exames preventivos anualmente.

Os exames de prevenção são o toque retal e o PSA- dosado pelo sangue. "Eles se complementam", diz o médico, ressaltando que a descoberta precoce da doença faz com que haja 90% de chance de cura.

No entanto, há muito preconceito junto à população masculina quanto à busca pela prevenção. Dr. Sergio acredita que a questão está relacionada à desinformação por parte dos homens associada a uma cultura de desleixo com os cuidados com a saúde.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que as mudanças de hábitos ajudam a reduzir os fatores de risco. Além da idade e raça, Dr. Sergio explica que a alimentação inadequada, o tabagismo e a obesidade também contribuem com a incidência do câncer de próstata.

Campanha - Este ano, a campanha Novembro Azul é realizada em conjunto com o Outubro Rosa, mobilizando os colaboradores da Universidade, do Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU), Hospital Regional José Alencar (HRJA), Hospital Veterinário da Uniube (HVU) e do Instituto Maria Modesto. O exame sanguíneo PSA é oferecido aos homens e a mamografia para mulheres. Os exames são gratuitos, através de agendamento tendo como objetivo trabalhar internamente a importância da prevenção e o diagnóstico precoce.

De acordo com o diretor de Recursos Humanos da Uniube, José Mário Roncari, a medida é assegurar aos colaboradores a prevenção através da realização dos exames e, oportunizar o acesso aos serviços de saúde para realizar o tratamento, caso seja necessário. "Se não tiver necessidade de tratamento, a ideia é que se habituem com a ideia da prevenção", finaliza.