MPHU abre inscrições para Residência Médica | Acontece na Uniube

MPHU abre inscrições para Residência Médica

05 de outubro de 22

Os interessados em participar do processo seletivo para Residência Médica podem se inscrever até dia 18 de outubro. O processo é destinado para egressos do curso de Medicina e contará com duas etapas: uma prova, no valor de 90 pontos, e a análise curricular, de 10 pontos. Serão, ao todo, 27 vagas ofertadas, distribuídas em nove especialidades, sendo: Clínica Médica, Medicina da Família e Comunidade, com duração de dois anos; Anestesiologia, Cirurgia Geral, Medicina Intensiva, Obstetrícia e Ginecologia, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria e Psiquiatria com duração de três anos.

A Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização e com legislação específica. "A residência médica é um tipo de pós-graduação lato sensu que  todo médico com CRM, registrado no Conselho Regional de Medicina, pode se candidatar a fazer. Ela tem uma legislação específica que é controlada e fiscalizada pela Comissão Nacional de Residência Médica. Nos estados, existem as comissões que auxiliam no âmbito estadual no controle e na fiscalização. É importante reforçar que existe uma limitação, o médico não pode fazer cinco residências médicas, é indicado que faça pelo menos duas de áreas diferentes, ou até mais de uma dentro da mesma área de atuação, mas todo médico pode se candidatar", explica o coordenador da Comissão de Residência Médica do MPHU (COREME), Prof. Dr. Alberto Borges Peixoto.

O MPHU oferece vagas para programas com acesso direto, ou seja, qualquer médico pode se candidatar aos concursos para essas especialidades. "Todos esses programas e essas atividades acontecem dentro do Hospital Universitário e também em hospitais parceiros que a Universidade apresentam. Em relação ao concurso para esses programas, ele é feito pela Comissão Estadual de Residência Médica (CEREM), por meio de Processo Simplificado Unificado (PSU), controlado pela comissão estadual de residência, em que o candidato pode escolher por vários hospitais do estado de Minas Gerais, dentre eles o Mário Palmério. Dentro do PSU, o candidato vai a Belo Horizonte, onde são realizadas todas as provas e obedecendo as normas do edital, ele segue o processo para uma possível aprovação. A primeira etapa é uma prova escrita e uma análise curricular. O residente aprovado escolhe a residência naqueles locais em que se habilitou e se candidatou para a prova", pontua o coordenador.

Durante a residência, o médico cumpre uma carga horária alta, com cerca de duas mil oitocentas e oitenta horas por ano, um diferencial para sua formação. "Geralmente, os programas nas áreas básicas têm uma duração de três anos, dependendo do programa que o médico se habilita, se candidata. O grande diferencial da residência médica é que esse é o momento de melhor aperfeiçoamento técnico do médico dentro da sua especialidade, em virtude dele ficar imerso dentro do hospital e das suas atividades que totalizam em média sessenta horas por semana, é o momento em que ele terá mais contato com pacientes, com cirurgias, com uma formação teórica também importante dentro do programa escolhido, que passa uma carga horária alta dentro da sua formação como médico e que dará subsídios, embasamento e habilidades para, posteriormente, ele desempenhar com muita qualidade a especialidade que ele escolheu", finaliza.

A primeira etapa do processo seletivo será realizada em Belo Horizonte no dia 04 de dezembro de 2022, e o resultado da avaliação curricular será divulgado no dia 19 de janeiro de 2023. Os programas terão início a partir de 01 de março de 2023. Para se inscrever, o profissional deve acessar o site: www.aremg.org.br, no menu "Processo Seletivo".