Mês da Enfermagem: gestora da Uniube fala sobre tendências e atuações da área | Acontece na Uniube

Mês da Enfermagem: gestora da Uniube fala sobre tendências e atuações da área

12 de maio de 22

Nesta quinta-feira (12) é comemorado o Dia Internacional da Enfermagem. A data visa a um reconhecimento dos profissionais que atuam diariamente na assistência à saúde e, especificamente nos últimos dois anos, na linha de frente do combate à pandemia da covid-19, doença que assolou o mundo nos últimos dois anos.

Profissionais que podem transformar a visão dos cuidados em saúde e que não medem esforços para prestar assistência e cuidado a todos. A gestora do curso de Enfermagem da Uniube, Carolina Prado, esclarece, em entrevista, as principais características da profissão e a estrutura ideal de ensino para a formação de profissionais capacitados.

Como é atualmente a atuação do profissional da Enfermagem?

O enfermeiro é um profissional que possui autonomia para atuar em qualquer área ou local em que haja necessidade de promoção da saúde, prevenção de doenças e recuperação e reabilitação da saúde, portanto sua atuação tem crescido a cada dia em nosso país.

Temos profissionais de enfermagem nos tradicionais serviços de saúde (hospitais, clínicas, Unidades Básicas de Saúde, entre outros) e também temos enfermeiros empreendendo em clínicas próprias e consultórios de enfermagem (prestando consultorias técnicas e assistenciais), esses profissionais também estão presentes  em indústrias, empresas, escolas,  serviços e-health, em que  o enfermeiro atende de forma remota, enfim, onde há saúde, há enfermagem. Por isso dizemos que a Enfermagem é essencial à saúde.

A formação do enfermeiro o direciona a sempre avaliar o paciente como um ser integral e holístico (corpo, mente e espírito), assim, nosso objetivo profissional não é apenas tratar a doença, e sim cuidar do ser humano que está ali diante de nós, buscando atender a todas as suas necessidades físicas, psicológicas e espirituais.

Quais os principais pontos que são trabalhados durante a graduação?

Além de prestar cuidados diretos ao indivíduo, à família ou à comunidade, o enfermeiro é educador e gestor por natureza, assim, além das disciplinas que abordam a assistência de enfermagem nos diferentes públicos, o curso de graduação em Enfermagem da Uniube prepara o enfermeiro para ser líder da equipe e um bom gestor dos serviços de saúde.

A Enfermagem é uma das poucas graduações da saúde que trabalha teorias e ferramentas de administração e gestão tanto de serviços hospitalares quanto da gestão de serviços públicos.

Os preceitos éticos, a segurança do paciente e a educação em saúde são  outro ponto importante que é tratado de maneira transversal em todos os componentes curriculares no decorrer da formação.

Qual o perfil dos alunos que ingressam no curso?

Atualmente o perfil dos alunos  é de jovens recém-saídos do Ensino Médio que se identificam com a área da saúde e que gostam de cuidar de pessoas.

Além desses, os técnicos de enfermagem que desejam ascender na carreira também buscam a graduação como uma forma de serem mais reconhecidos e melhorarem a remuneração, além de poderem empreender, ampliar o leque de atuação com autonomia e implementar mudanças nos cenários onde atuam.

Como é trabalhada a humanização do atendimento durante o curso da Uniube?

O cuidado de Enfermagem envolve dimensões técnicas, éticas, científicas e humanas, como o zelo, a solidariedade e o carinho, porém a rotina massacrante e as cargas de trabalho extensas e pesadas podem levar a uma "automatização" deste cuidado, o que interfere na percepção da humanização.

Dessa forma, o cuidado humanizado é trabalhado junto aos nossos alunos desde a primeira etapa do curso em praticamente todas as disciplinas frisando sempre o cuidado individualizado, planejado e pautado na ética e na empatia para com o próximo.

Quais os diferenciais da graduação na Universidade?

Os grandes diferenciais do nosso curso são:

1. o corpo docente altamente qualificado e com experiência profissional na área em que leciona;

2. nossa estrutura física tanto do campus (laboratórios, biblioteca e salas) como de nosso hospital universitário, que tem selo de qualidade e reconhecimento regional em qualidade dos processos e assistência.

3. a qualidade de nossas aulas práticas, pois a partir do 2º ano de curso (4º período) o aluno já realiza suas aulas práticas nos serviços de saúde com o paciente e no último ano ele terá mais de 1000 horas de estágio como enfermeiro.

4. As oportunidades extracurriculares, como projetos de extensão, iniciação científica, ligas acadêmicas e monitorias.

5. E, por último, a nossa empregabilidade, que é de 70% em média nos primeiros 3 meses de formados e de 90% seis meses após.

Qual sua expectativa com a área?

A expectativa com a área é a melhor possível. Nos últimos anos vimos uma crescente valorização da enfermagem, especialmente após a pandemia. A empregabilidade é um ponto alto e agora com a possibilidade de um piso salarial para o enfermeiro na casa dos R$4750,00 (já aprovado no Senado e na Câmara dos Deputados, aguardando sanção presidencial) teremos a valorização financeira desse profissional .

Além disso, o empreendedorismo na enfermagem é algo que veio para ficar e que ainda tem muitos espaços para serem preenchidos.

Outro ponto interessante é que o Brasil é um dos países com mais escolas de Enfermagem no mundo, o que o leva a ser um exportador destes profissionais para outros países, como Canadá, Portugal e Reino Unido, e para o continente africano.

As informações sobre o curso podem ser adquiridas pelo link: ENFERMAGEM UNIUBE