Membros do Nepedill/Uniube participam de Colóquio Internacional de Direito e Literatura | Acontece na Uniube

20 de dezembro de 21

Pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito e Literatura "Legis Literae" da Uniube (Nepedill/Uniube) participaram da edição anual do Colóquio Internacional de Direito e Literatura (CIDIL) e representaram todo o grupo de pesquisas. Ao todo, 11 trabalhos foram aprovados para serem apresentados na 10ª edição do evento. De acordo com os participantes, o CIDIL é considerado um dos mais importantes eventos para a área de Direito e Literatura.

A professora do curso de Direito e líder do Nepedill, doutora Thaísa Faleiros, explica que participar de eventos internacionais como esse provoca, nos alunos, a curiosidade e o interesse por narrativas literárias sobre Direito que vão além dos estudos jurídicos. "O CIDIL é importante para os graduandos do curso e membros do Nepedill, pois possibilita a abertura do Direito para a Literatura, mostrando que as narrativas literárias podem dizer mais sobre o Direito do que os próprios manuais jurídicos, contribuindo assim para uma formação crítica dos alunos. A seleção dos trabalhos foi feita pelo Comitê Organizador, composto por professores com experiência na área, e as apresentações de trabalhos foram realizadas pela plataforma Zoom", comenta.

De acordo com o egresso do curso de Direito e membro pesquisador do Nepedill, Lucas Mazete, o X CIDIL contou com a parceria direta da Uniube e proporcionou boas experiências a mais de 500 pessoas que estiveram no encontro. "O objetivo do X CIDIL foi pensar como as fronteiras territoriais, epistemológicas e de gênero exigem que novos imaginários e realidades jurídicos e institucionais sejam criados e a possibilidade dessa construção a partir dessas narrativas literárias insurgentes. O evento, que teve a Uniube como parceira, contou com 504 ouvintes e 287 apresentadores de trabalhos de diversas IES de todo o Brasil. Os trabalhos apresentados serão publicados no próximo ano, nos Anais do evento", compartilha Mazete.

O aluno do sexto período de Direito, Felipe Moraes, foi um dos membros do Nepedill que teve trabalho de pesquisa apresentado durante o evento. Para ele, ter vivido essa experiência enriquece a formação acadêmica e o futuro profissional que ele planeja ser. "O CIDIL é o mais importante evento científico dentro do Direito e Literatura, reúne diversos pesquisadores da área de várias parte do mundo. Poder apresentar um trabalho em um evento dessa envergadura é muito enriquecedor, principalmente pra nós da graduação, pois o evento nos possibilita um contato direto com pesquisadores experientes. O Nepedill realiza um trabalho fundamental na inclusão de graduandos nesse evento, uma vez que desenvolve os seus trabalhos no âmbito da graduação, possibilitando ao aluno o contato com a pesquisa desde os primeiros períodos, o que inevitavelmente resulta em uma graduação mais rica", pontua o estudante.

Trabalhos apresentados

Confira a lista dos trabalhos apresentados pelo Nepedill/Uniube no X Colóquio Internacional de Direito e Literatura:

- Rosália Maria Carvalho Mourão (membro externo). "A violência cotidiana em 'A gente combinamos de não morrer' de Conceição Evaristo"

Alissa Moreira Araújo (aluna da Uniube). "A tecnologia de poder panóptico em Black Mirror".

- Fellipe Moraes Sena (aluno da Uniube) e Guilherme Gonçalves Alcântara (membro externo): "Para além de um constitucionalismo ressentido: Fabiano como protótipo do protagonista fronteiriço".

- João Victor Santos Salge (ex-aluno Uniube) e Mara Cristina Piolla Hillesheim. "Os arquétipos de raça e gênero na obra 'Anjo negro' de Nelson Rodrigues: aspectos decoloniais sobre o racismo e o sexismo na cultura brasileira".

- Danielle Massulo Bordignon (membro externo). "Um estudo histórico-literário através da resistência de Koestler".

- José Flor de Medeiros Júnior (membro externo). "Memórias, tempos, paisagens: reflexões jusfilosóficas na obra 'Pai contra mãe' de Machado de Assis".

- Paulo Silas Taporosky Filho (membro externo). "Aproximações entre a narrativa literária e a narrativa jurídica".

Laura Fernanda Rodrigues Resende (aluna da Uniube) e Laurah Simone de Oliveira Silva (aluna da Uniube). "Violência de gênero, classe e raça: noções jusliterárias no conto 'Maria' de Conceição Evaristo".

- Maria Gabriella Nunes Souza (aluna da Uniube) e Lucas Ferreira Mazete Lima (ex-aluno Uniube). "Constituição, direitos e vozes silenciadas: a literatura de Carolina Maria de Jesus na busca de um direito antirracista".

- Luan Correia Graco Dias (aluno da Uniube). "Por uma abordagem jusfilosófica do conceito de crime e castigo através da obra 'Crime e castigo' de Fiódor Dostoiévski".

- Victória Tristão Fischer Freitas (aluna Uniube) e Thaísa Haber Faleiros (Líder Nepedill). "'A cor púrpura' e a súplica epistolar pelos direitos humanos mediante o vernáculo errôneo".