Membros do Nepedill/Uniube apresentam trabalhos acadêmicos em Seminário de Ciências Criminais e Literatura | Acontece na Uniube

24 de agosto de 21

Membros do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito e Literatura "Legis Literae", da Universidade de Uberaba (Nepedill/Uniube), representaram a Universidade no 1º Seminário de Ciências Criminais e Literatura, organizado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). O evento contou com a apresentação de cinco trabalhos do Nepedill/Uniube, com autoria de alunos, egressos, professores do Curso de Direito da Uniube e membros/pesquisadores externos do grupo.

Para a professora à frente do Nepedill/Uniube, doutora Thaísa Haber Faleiros, ter a participação do grupo em um encontro nacional é uma atividade completa, que proporciona experiência, troca de conhecimentos e muito estudo.

"A participação do Nepedill em um evento nacional representa não só a oportunidade de socialização da produção acadêmica dos nossos alunos, bem como também proporciona a troca de importantes experiências acerca das pesquisas em Direito e Literatura que se desenvolvem em outras instituições", compartilha.

Os trabalhos apresentados pelo Nepedill/Uniube no "1º Seminário Ciências Criminais e Literatura: pensar as vozes silenciadas" foram:

- "Jus Puniendi e os porcos em Orwell e Pink Floyd". Autoria: Paulo Silas Filho

- "O discurso colonialista e a desumanização no sistema de punições: uma Leitura de 'Na Colônia Penal' a partir de Fanon". Autoria: Fellipe Moraes Sena e Guilherme Gonçalves Alcântara

- "Vozes silenciadas e a teoria do Labelling Approach: a literatura afrodescendente no desenvolvimento de uma cultura jurídica antirracista". Autoria: Lucas Ferreira Mazete Lima e Thaísa Haber Faleiros

- "Serial killer nos contos 'Passeio Noturno I e II', de Rubem Fonseca: louco ou cruel?". Autoria: Rosália Maria Carvalho Mourão

- "Da marchinha de Carnaval a 'Girl from Rio': uma análise da evolução dos direitos das mulheres à luz dos códigos penais de 1890 e 1940. Autoria: Maria Gabriella Nunes Souza e Vitória Dias de Oliveira