Medicina Uniube antecipa colações de grau devido ao Programa Mais Médicos | Acontece na Uniube

Medicina Uniube antecipa colações de grau devido ao Programa Mais Médicos

30 de novembro de 18

Os alunos do último período do curso de Medicina da Universidade de Uberaba tiveram uma cerimônia de colação de grau antecipada devido aos prazos para a inscrição no Programa Mais Médicos. Os profissionais interessados em participar do processo seletivo do programa precisam estar regularmente formados em instituições de educação superior brasileira ou com diploma revalidado no Brasil (CRM Brasil).

A coordenadora do curso de Medicina, Daiene Moreira Pereira, explica que com a saída dos médicos cubanos do Mais Médicos várias vagas para profissionais da área foram abertas. Visando ao preenchimento delas e pela excepcionalidade do fato, a colação de grau dos alunos foi antecipada. “Está sendo um movimento amplo, global, de todas as entidades. Não só da Universidade, mas também do Conselho Regional de Medicina (CRM) e do Ministério da Saúde, que prorrogou o prazo para que essas vagas sejam voltadas e atribuídas aos médicos com CRM no Brasil”, esclarece.

Os egressos terão até o dia 7 de dezembro para se inscrever no Programa. “Para participar eles precisam do registo do CRM e, para esse registro, precisam do Certificado de Conclusão de Curso. Nós entramos em contato com o Conselho de Uberaba, que vai providenciar, de imediato, o início do processo para entregar os números para os nossos alunos. Assim, os egressos terão o registro, que possibilitará a inscrição no Programa”, completa.

A cerimônia ainda não é a oficial, mas já garante aos estudantes a segurança para participar da seleção. A formanda Mariane Paula da Silva, por exemplo, tem interesse nessa oportunidade e afirma que sem essa antecipação não seria possível aproveitá-la. “Primeiro, para nós, médicos recém-formados, o programa significa a nossa primeira oportunidade de emprego. Um emprego bom, pelo cenário que o país está vivendo. Em segundo, para a população, significa atendimento, cuidado, acesso à saúde. Significa ter alguém lá, já que aconteceu tudo de forma muito rápida, então uma boa parte da população perdeu o atendimento que tinha. Por isso, esse edital de urgência”, completa.

O professor, médico ginecologista e obstetra, Luciano Eliziário Borges Júnior, destaca que, com as mudanças dos últimos meses e com a chance dos alunos se inscrevem no Programa, a antecipação da colação de grau é muito importante. “Eu tenho certeza que os alunos que formam nesta Universidade têm o perfil ideal para que consigam exercer o Mais Médicos, que é justamente o perfil humanista e generalista. Tenho certeza que vão se dar muito  bem e que vai ser sucesso total”, completa.

Já o recém-formado, Gilberto Riceto Júnior, não pretende participar do Programa, mas reforça a importância dessa possibilidade para quem tem interesse. “Eu não tenho a intenção, porque eu estou prestando uma prova para residência em ortopedia e, provavelmente, vou passar pelas notas que tirei. Então, não tenho essa intenção de fazer parte do Mais Médicos, porque é um plano que tem uma duração mais prolongada, que você faz por mais tempo. Mas acho que é importante, porque muita gente estava querendo fazer essa antecipação para poder entrar no Programa”, pontua.

Para a coordenadora, esse é o diferencial da formação que o aluno recebe na Universidade, possibilitando várias opções de atuação. “A Universidade prepara o egresso não só para o Mais Médicos. Nosso perfil de egresso tem como foco a formação de um médico que tenha habilidades e competência em uma formação geral. Profissional generalista, que tenha uma visão humanista e seja capaz de realizar o atendimento como um todo do paciente, com uma visão de prevenção, de recuperação. Então, o egresso da Medicina da Uniube é preparado para atuar em qualquer programa, em qualquer frente de trabalho, seja pronto-atendimento ou unidades básicas”, conclui.

O Programa

O Programa Mais Médicos (PMM) foi lançado em 2013, com o objetivo de melhoria no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele prevê o atendimento médico em regiões com escassez ou falta desse profissional, além de investimentos para construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS). O Programa também busca resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão e cria condições para continuar a garantir um atendimento qualificado.

A pediatra Daiene reforça o benefício social que o programa tem para que não faltem médicos em unidades de saúde. “O PMM é extremamente relevante, porque é o programa que leva a Medicina para as cidades de menor porte, que não possuem um hospital, que tem uma infraestrutura menor no aspecto terciário da saúde. Ele é relevante, porque não deixa que faltem médicos para as populações de cidades menores e mais carente”, finaliza.