Medicina da Uniube e residência em Ortopedia do MPHU publicam artigos em Revista Científica | Acontece na Uniube

02 de junho de 21

Nove resumos foram produzidos pelos acadêmicos do curso de Medicina da Uniube foram publicados na Revista Médica de Minas Gerais. A edição é suplementar referente ao Congresso Mineiro de Medicina do Exercício e do Esporte. A produção dos artigos contou com a participação dos residentes e professores da Residência em Ortopedia e Traumatologia e da Residência de Cirurgia Geral do Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU).

O coordenador da Residência em Ortopedia, médico ortopedista e traumatologista, José Martins, explica que a escolha dos resumos para participação no Congresso foi realizada por dez profissionais da área da saúde. "No Congresso Mineiro de Medicina do Exercício e do Esporte, do qual eu fui presidente, houve a submissão de trabalhos científicos, por meio de resumos, e os resumos que cumpriram os pré-requisitos e abordavam um tema relevante em Medicina do Exercício e do Esporte foram publicados nesta edição suplementar", explica o médico.

A avaliação foi realizada por pares de profissionais a cada resumo e baseada em critérios específicos que analisaram, principalmente, o conteúdo do resumo, a metodologia do estudo e a relevância atual do tema. "Eu fui um dos avaliadores dos trabalhos. Foram publicados, no total, 35 resumos, desses, nove foram feitos por acadêmicos de Medicina da Uniube, com a participação também de residentes de Ortopedia e Traumatologia do MPHU. Desses nove resumos, sete foram orientados por mim, um pelo Dr. Sérgio Prata e um pelo Dr. Geraldo Thedei. Cabe destaque que, para os resumos dos quais eu participei, a avaliação foi realizada por outros avaliadores", continua o coordenador da Residência.

O acadêmico do 9º período de Medicina Arthur Cesário de Castro Neto sempre quis produzir algum trabalho para publicação, por isso, quando soube da oportunidade por meio do Congresso, escolheu um tema junto ao professor José Martins para tentar a participação. "Nós tratamos dos benefícios da vitamina D no âmbito esportivo. Pesquisei sobre o assunto, li vários artigos e fiz uma revisão bibliográfica juntamente com a Isadora Hueb Barata de Oliveira, minha coautora. Em questão de duas semanas, produzimos o artigo e o submetemos no Congresso e conseguimos. Eu fiquei bem satisfeito, foi uma grande conquista, principalmente porque foi um trabalho que saiu do zero em um tempo muito curto, então eu senti muito orgulho de mim mesmo, da minha capacidade de escrever sobre o tema, que era uma coisa com a qual eu tinha pouco contato", enaltece o estudante.

Conforme pontua o ortopedista José Martins, a participação de acadêmicos nos trabalhos científicos é muito importante. "Tudo o que é feito nessa área durante a graduação será pontuado nas provas de residência, as quais estão cada vez mais concorridas, e também é um estímulo inicial para verificarem a importância da área científica em todos os segmentos, principalmente nas Ciências da Saúde".

Por último, o coordenador ainda destaca que sempre possui uma preocupação muito grande em incluir os acadêmicos em todas as atividades de que participa, sejam práticas ou teóricas. "A minha participação como presidente do Congresso foi fundamental para que os acadêmicos da Uniube tomassem conhecimento do evento e da oportunidade de publicação na Revista Médica de Minas Gerais. Vale destacar que a Uniube é uma das poucas Instituições de Ensino Superior que tem a especialidade Medicina do Exercício e do Esporte como disciplina da Graduação em Medicina. Pelos números destacados, podemos verificar que a Instituição foi muito bem representada no evento", conclui o médico ortopedista.

Confira quais alunos e residentes tiveram artigo publicados:

Graduandos

Arthur Cesário de Castro Neto - 9º período