Mais de 200 trabalhos são apresentados no XXIII Semic e VII Semex | Acontece na Uniube

Mais de 200 trabalhos são apresentados no XXIII Semic e VII Semex

18 de novembro de 22

Cerca de 1600 pessoas participaram, na última semana, do VII Seminário de Extensão (Semex) e do XXIII Seminário de Iniciação Científica (Semic) da Universidade de Uberaba (Uniube). Ao todo, mais de 80 trabalhos foram apresentados no Semex e 130 no Semic. Os dois eventos aconteceram no formato on-line e transmitidos, simultaneamente, pela internet.

O Semex tem o objetivo de possibilitar a integração de atividades de ensino, pesquisa e extensão nas diferentes áreas do conhecimento e divulgar os programas, os projetos e as ações extensionistas a partir dos trabalhos produzidos. Foram premiados cinco trabalhos, nas categorias: cultura, arte e comunicação; educação; promoção da saúde; direitos humanos; economia, gestão, tecnologia e desenvolvimento sustentável.

Já o Semic é responsável por avaliar os programas institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIT) da Uniube, bem como os alunos vinculados a eles, promover a difusão do conhecimento pelo intercâmbio e a integração ensino/pesquisa das diversas áreas das instituições participantes, além de divulgar os resultados de pesquisa a partir dos trabalhos realizados pelos alunos de graduação de todo o país. No Semic, seis trabalhos foram premiados, nas áreas: Ciências Biológicas/Saúde; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Agrárias; Engenharias; PIBIC-JR Ensino Médio.

Para a aluna do 8º período de Odontologia, Cleisla Caroline Maria Reis, participar dos seminários é uma tradição. Ela foi uma das contempladas com menção honrosa e premiação na categoria "Promoção da Saúde". "Lembro que em meu primeiro ano de universidade já cheguei procurando um evento para apresentar um trabalho que havia realizado no ensino médio. Participei todos os anos e sempre aumentava cada vez mais o número de projetos com minha co-autoria. Recebi menções dos trabalhos que apresentei e também de outros que escrevi e agora, em meu último ano, além da menção recebi o prêmio da categoria. Fiquei incrédula e muito feliz, pois esse prêmio representou muito e me incentivou a participar e fazer ainda mais pesquisas. Muita gratidão a todos, ao projeto de lesões bucais, o qual me forneceu esse título e prêmio. Externo também meus agradecimentos a Universidade e aos meus professores por me proporcionarem essas oportunidades", enaltece.

O aluno de Arquitetura e Urbanismo da Uniube, Adler Henrique Oliveira Bragança, também foi um dos contemplados com premiação. Ele apresentou um trabalho que visa contribuir para a criação de espaços urbanos mais apaixonantes e significativos a experiência humana. "Acredito que a importância de produzir trabalhos assim na vida acadêmica é justamente abrir o olhar do aluno para que além da técnica, ele possa ter um diferencial teórico e sensível para aplicar em seu ofício, além de poder se tornar um pesquisador. Fiquei muito feliz pela boa aceitação do trabalho e pela premiação na Área de Ciências Sociais Aplicadas, ainda mais porque o resultado se trata de um relato muito pessoal e subjetivo sobre o meio urbano", conclui