Mais de 14 mil pessoas foram atendidas nas Clínicas Integradas da Uniube em 2023 | Acontece na Uniube

02 de fevereiro de 24

As Clínicas Integradas da Uniube seguem como peças fundamentais do sistema de saúde em Uberaba e região, com a excelência das equipes e da estrutura e com a disponibilidade de serviços gratuitos via SUS. Somente em 2023, foram 14.618 pessoas atendidas no complexo, que inclui a Policlínica Odontológica Getúlio Vargas, as clínicas de Fisioterapia e Psicologia e o Serviço de Atenção à Saúde Auditiva (SASA).

No primeiro semestre de 2023, foram 8.253 pessoas atendidas, sendo 501 na clínica de Fisioterapia, 746 na de Psicologia, 2.304 no SASA e 4.702 na Policlínica Getúlio Vargas.

No período de agosto a dezembro, passaram pela clínica de Fisioterapia 362 pessoas; na de Psicologia, 601; no SASA, 1.403; e 3.999 na Policlínica Getúlio Vargas.

As Clínicas Integradas da Uniube oferecem serviços ambulatoriais por programas de promoção e atenção à saúde, básicos e especializados, pelo SUS e gratuitos, conforme o sistema de regulação. Além dos atendimentos à população, funcionam como campos para estágios, direcionados à capacitação de acadêmicos e residentes em Fisioterapia, Odontologia e Psicologia e pós-graduandos em diversas áreas da Odontologia.

A gerente administrativa das Clínicas Integradas, Annelise Boareto, ressalta a importância do complexo para gestão da saúde em Uberaba e região, por meio da estrutura moderna e efetiva da Uniube. "Os serviços que oferecemos à comunidade, através do complexo de saúde Clínicas Integradas da Uniube, causam impacto de extrema relevância para a assistência de Uberaba, com serviços de referência nas áreas de Fisioterapia, Odontologia, Psicologia e Saúde Auditiva, realizados por acadêmicos e profissionais de excelência. Os números demonstram a importância e a grandeza das Clínicas Integradas da Uniube para a manutenção da saúde em toda Uberaba e região. Sendo a maioria dos serviços gratuitos, via SUS, o que torna as Clínicas Integradas um braço da gestão da saúde do município para os cidadãos", afirma.

Atualmente, as Clínicas Integradas passam por um processo de habilitação para Centro Especializado em Reabilitação (CER). O CER é um ponto de atenção ambulatorial que realiza diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde.

"Dentro dessa visão, não paramos de buscar oportunidades e processos de crescimento e expansão técnica e acadêmica, através de melhorias contínuas que nos possibilitam a busca por novas habilitações junto aos órgãos estadual e federal. Este ano demos início ao processo para habilitação em Centro Especializado em Reabilitação", continua Annelise.

Clínica de Psicologia. É composta por 27 salas para dinâmica de atendimentos de psicoterapias individuais, sendo que três dessas comportam também o atendimento de grupos. Possui ainda seis salas para supervisão de professores e alunos. Os atendimentos acontecem de segunda-feira a sexta-feira das 07h30 às 22h00 e aos sábados das 07h30 às 17h00.

Clínica de Fisioterapia. É equipada com recursos de última geração, de forma adequada para o atendimento nas áreas de Fisioterapia aplicada à Ortopedia e Traumatologia, Esportiva, Neurologia, Pediatria, Cardiologia, Pneumologia, Geriatria, Uroginecologia e Obstetrícia. O horário de atendimento é de segunda a sábado, das 8h00 às 12h00.

SASA. O Serviço de Atenção à Saúde Auditiva (SASA) da Uniube é um serviço que oferece atendimento à população via credenciamento do Ministério da Saúde. Os serviços prestados estão contidos em contrato junto à Secretaria Municipal de Saúde do município de Uberaba, funciona 100% com verba do SUS e atende pacientes dos 27 municípios da Macrorregião Triângulo Sul. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 7h às 17h.

Policlínica Getúlio Vargas. A clínica apresenta uma estrutura de 71 equipamentos odontológicos, em espaços devidamente organizados e climatizados, com toda tecnologia necessária para o bom atendimento aos pacientes. Devidamente setorizada, possui Centro Cirúrgico totalmente equipado, Central de Esterilização moderna, Serviços de Imagens (raios X e tomografia digital), Scanner Digital, além de contar com Laboratório de Prótese próprio, com tecnologia e equipamentos avançados, contando com Impressora 3D e Fresadora Odontológica. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 7h30 às 22h40 (graduação e pós) e sábado, das 7h30 às 17h (somente pós).

Luiz Henrique Cruvinel