Livro produzido por alunos do Direito da Uniube compõe biblioteca do STF | Acontece na Uniube

Livro produzido por alunos do Direito da Uniube compõe biblioteca do STF

31 de março de 23
1 / 1

Uma obra organizada pela professora do curso de Direito da Uniube, Thaísa Haber Faleiros, e o egresso, Lucas Mazete, passa a compor a biblioteca do Supremo Tribunal Federal (STF) a partir deste mês. O livro, intitulado "Direitos Fundamentais e Controle de Constitucionalidade: a atuação do Supremo Tribunal Federal durante a pandemia da Covid-19", foi escrito em 2021 e composto por artigos de alunos do nono período do curso de Direito da Universidade.


A obra apresenta uma análise crítica sobre o papel do Poder Judiciário na proteção dos direitos fundamentais durante a pandemia, abordando temas como ativismo judicial, independência do poder judiciário, entre outros. A compra foi feita por intermédio da Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal. "A aquisição desta obra reforça o compromisso do STF em manter uma biblioteca atualizada e com um acervo diversificado, contribuindo para o aprimoramento do conhecimento jurídico e garantindo o acesso a informações relevantes e atualizadas, bem como disponibilizar informações e recursos bibliográficos para subsidiar as atividades de pesquisa, ensino e decisão do STF", pontua Thaísa.


Ainda segundo a professora, a aquisição do livro também pode abrir portas para futuras colaborações entre a Uniube e o STF, por meio da troca de conhecimentos e experiências entre as partes envolvidas. "É uma oportunidade para que a temática abordada no livro possa ser amplamente divulgada e discutida entre os operadores do direito, contribuindo para o aprimoramento do debate sobre o papel do Poder Judiciário na proteção dos direitos fundamentais em uma democracia".


A Pró-Reitora de Ensino Superior da Uniube, Heliodora Romeiro Collaço, destaca que o trinômio - ensino, pesquisa e extensão - está cada vez mais fortalecido na Universidade. "A oportunidade que os alunos têm de participar da construção de obras jurídicas, com temáticas tão relevantes e contemporâneas e, ainda durante a graduação, reforça o quanto o ensino de Direito na Uniube é qualitativo. A Uniube proporciona, cada vez mais aos estudantes, oportunidades diferenciadas de formação e de preparação para o mercado de trabalho no qual estarão inseridos", finaliza.