Junho Vermelho: coordenadora da Extensão Uniube fala sobre o mês de conscientização de doação de sangue | Acontece na Uniube

01 de junho de 23

Junho é o mês de conscientização sobre a doação de sangue. A campanha Junho Vermelho foi criada em 2015, com o objetivo de incentivar e conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e do cadastro para doação de medula óssea. Além disso, no dia 14 é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Em entrevista, a coordenadora do projeto Amizade Compatível e da Extensão da Uniube, professora Maria Theresa Cerávolo Laguna Abreu, falou sobre a campanha Junho Vermelho e as ações que serão realizadas este ano.

- Qual a importância da doação de sangue?

Profa. Maria Theresa: O sangue é um produto insubstituível e por isso é tão necessário ter estoques de sangue para atender pessoas com anemias, leucemias, algumas situações hemorrágicas e algumas doenças crônicas.

- Como surgiu o projeto de extensão Amizade Compatível?

Profa. Maria Theresa: Em 2015, um grupo de alunos do curso de Medicina se organizou e me procurou para que iniciássemos ações de conscientização para doação de sangue e para doação de medula óssea. Essa procura se deu pois, eu já havia feito uma pesquisa científica, em que vários alunos da Universidade não tinham conhecimento de como era o processo para o cadastro para doação de medula óssea. Com essa informação, a partir dessa pesquisa, e com esse grupo de alunos que estavam com vontade de trabalhar, de estar na comunidade, nós nos unimos e começamos a fazer uma conscientização. Inicialmente aqui dentro do campus, onde há muitos alunos dos cursos presenciais, posteriormente com os alunos da educação a distância (EAD), e hoje também já estamos na comunidade externa, em escolas, algumas organizações nos recebem, solicitando essa conscientização da importância da doação de sangue e do cadastro para doação de medula óssea.

- A comunidade procura o projeto Amizade Compatível para realizar as ações de conscientização?

Profa. Maria Theresa: Nós temos a comunidade hoje que já conhece o nosso projeto e tem nos procurado, tem nos buscado para que possamos fazer essa conscientização que hoje acontece desde os pequenininhos, futuros doadores de sangue, até o ensino médio e alunos da nós também procuramos alguns locais onde achamos ser pertinentes as nossas atividades.

- Como será a programação do Junho Vermelho este ano?

Profa. Maria Theresa: Neste mês de junho, o Amizade Compatível, em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, tem a previsão de realizar várias atividades em escolas, dentro do Mário Palmeiro Hospital Universitário (MPHU), a Escola Técnica de Formação Profissional (EFOP) veio nos visitar e já estamos em campanha com esse grupo de alunos, e também com os escoteiros.

Orientações ao doador

Para doar sangue, você precisa: Ter e estar com boa saúde; Ter entre 16 e 69 anos de idade (Jovens entre 16 e 17 anos somente poderão doar se acompanhados do responsável legal ou portando autorização formal, e cópia do documento do responsável; Pessoas acima de 61 anos só podem doar se tiverem realizado pelo menos uma doação até os 60 anos); Ter peso acima de 50 quilos; Não ter tido hepatite após os 11 anos; Não ter doença de Chagas; Não ter sido exposto a situação de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis.

Clique aqui e confira o vídeo com a coordenadora do projeto Amizade Compatível, Maria Theresa Cerávolo Laguna Abreu, falando sobre a campanha Junho Vermelho e as ações que serão realizadas este ano.

O Hemocentro de Uberaba está situado Avenida Getúlio Guaritá, 250, no bairro Abadia. Para agendamento on-line, clique aqui.

- Horário de atendimento para Doação de Sangue:

Segunda a sexta-feira: 7h às 11h30 e 13h30 às 17h30 e Sábado: 7h às 11h

Na segunda quarta-feira do mês: 7h às 11h30 e 16h às 20h

- Horário de atendimento para cadastramento de candidatos à Doação de Medula Óssea:

Segunda a sexta-feira: 7h às 11h30 e 13h30 às 17h

Sábado: 7h às 11h