Jornada de Atualização em Diabetes Mellitus do Triângulo Mineiro acontece on-line este ano | Acontece na Uniube

13 de outubro de 20

A Universidade de Uberaba (Uniube), por meio da Liga de Diabetes, em parceria com o Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU), realizarão, nos dias 16 e 17 de outubro, a X Jornada de Atualização em Diabetes Mellitus do Triângulo Mineiro e o XII Curso Introdutório à Liga de Diabetes do curso de Medicina. O evento será voltado para profissionais da saúde, acadêmicos e para a comunidade em geral. Este ano, por causa da pandemia, acontecerá on-line pelo YouTube.

Ligado ao projeto de extensão “Atenção Integral ao Diabético”, trata-se de uma jornada multidisciplinar que aborda temas importantes no acompanhamento e tratamento de pacientes diabéticos, com o objetivo de atualizar os participantes do evento sobre a doença. O diabetes mellitus é uma doença metabólica que ocorre quando o organismo se torna incapaz de produzir insulina ou até produz, mas em quantidade insuficiente para suprir a demanda interna.

A programação terá início na sexta-feira, às 18h, com o tema “Covid-19: diabetes e obesidade”, com a endocrinologista e professora Fernanda Magalhães. Às 19h, o cardiologista e professor Sérgio Prata abordará a “Proteção cardiovascular no tratamento do diabetes tipo 2 (análogo de GLP-1)”. Às 20h, o cardiologista e professor Luiz Antônio Pertili Rodrigues de Resende dará sequência ao assunto com “Proteção cardiovascular no tratamento do diabetes tipo 2 (inibidor de SGLT-2)”. Para encerrar a programação da noite, o tema será “Esteato: hepatite não alcoólica e diabetes, com a hepatologista e professora Geisa Perez Medina Gomide.

Já no segundo dia, a programação terá início, às 9h, com a palestra “Úlceras e amputação em pé diabético”, com o endocrinologista e professor Thiago Silva Mendes. Às 10h, a fisioterapeuta e professora Fernanda Regina Moraes abordará “Uso de terapia fotodinâmica e laser nas feridas diabéticas”. Na sequência, às 11h, a estudante de Medicina Sicília Lins Peixoto Arruda dará continuidade ao tema “Tratamento de feridas diabéticas com terapia fotodinâmica (resultados preliminares)”. Às 11h30, a enfermeira e professora Carolina Prado falará sobre “Cobertura de ferida diabética”.

À tarde, o evento continua. A nutricionista Patrícia Ruffo irá palestrar, às 14h, sobre “Nutrição como complemento não reconhecido aos medicamentos”. Às 15, o tema será “Monitorização contínua de glicose - mudança de paradigma no tratamento do diabetes mellitus, com Maraisa Prado Bettini. Para encerrar a programação deste ano, às 16h, o tema será “A importância da educação em diabetes”, com a endocrinologista pediátrica profa. Fernanda Mattos Dib Gonçalves.

“Eu acredito que a possibilidade de realização desse evento on-line vai ampliar muito a divulgação dos conhecimentos por não haver limites de inscrições. Isso permite a transmissão do conhecimento de forma muito mais abrangente, não só na nossa cidade, mas também difundir em todo território brasileiro. Então, isso é uma possibilidade que vai nos ajudar muito na atualização dos nossos profissionais de saúde e na formação dos nossos acadêmicos e futuros profissionais”, afirma uma das organizadoras do evento a profa. Fernanda Magalhães.