Inteligência Artificial pode aumentar PIB brasileiro, indica pesquisa | Acontece na Uniube

Inteligência Artificial pode aumentar PIB brasileiro, indica pesquisa

27 de maio de 20

As perspectivas para o mercado de Inteligência Artificial (IA) no Brasil são promissoras. Essa é a opinião do coordenador da pós-graduação em Inteligência Artificial da Universidade de Uberaba (Uniube), Florisvaldo Cardozo Bomfim Junior. Uma pesquisa feita pela Microsoft, em 2019, reforça esse pensamento. Ela apresentou a IA como uma das principais alavancas de transformação digital e de grande potencial no futuro dos negócios e da sociedade. O estudo ainda mostra que a adoção máxima de IA no país pode aumentar a taxa composta anual de crescimento (CAGR) do Produto Interno Bruto (PIB) para 7,1% ao ano, até 2030.

Para contextualizar e explicar um pouco sobre essa área, o professor Florisvaldo responde alguns questionamentos. O docente é formado em Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação, ambas com ênfase em automação industrial pela Universidade de Uberaba. É mestre e doutorando em Engenharia Elétrica, na área de Inteligência Artificial, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

O que é Inteligência Artificial?

A inteligência artificial é o nome dado às técnicas computacionais que visam imitar o funcionamento do cérebro humano, dessa forma, são capazes de determinar padrões, aperfeiçoar estruturas e modelos, resolver problemas e outros. Atualmente possuímos vários algoritmos inteligentes aplicados em diversas áreas.

Quais profissionais podem trabalhar com ela?

Qualquer profissional pode trabalhar com a inteligência artificial, temos exemplo dessa diversidade dentro da Universidade de Uberaba, professores do curso de engenharia civil, elétrica, química, computação, tecnologia em jogos digitais e outros trabalham com a aplicação de algoritmo genético em cálculos estruturais, biodiesel e otimização de processos.

Qual a importância da Inteligência Artificial atualmente?

A inteligência artificial apresenta um cenário de possibilidades nunca antes explorado, devido à sua capacidade de otimização, generalização, reconhecimento de padrões e outros, apresenta-se como uma ferramenta poderosa que pode ser aplicada em várias áreas do conhecimento, buscando sempre uma maior velocidade de repostas e soluções ótimas e sustentáveis.

Quais as perspectivas futuras para a Inteligência Artificial?

A demanda por agilidade de entrega de soluções otimizadas vem aumentando de forma exponencial ao longo deste século, e a inteligência artificial é um meio para que possamos suprir essa necessidade de forma eficiente e confiável, pois a mesma é capaz de gerar soluções que, muitas vezes, estão fora da nossa região de conforto.

Pós Uniube

A especialização em Inteligência Artificial da Universidade de Uberaba é voltada para a resolução e otimização de problemas, com a utilização de algoritmos baseados em aprendizagem de máquina, redes neurais artificiais, lógica fuzzy, algoritmos genéticos, entre outras técnicas de IA. “São apresentados, também, sistemas inteligentes embarcados em microcontroladores, aplicados em automação industrial e residencial. Sendo o corpo docente altamente qualificado na área”, explica o coordenador.

O curso foi desenvolvido para profissionais com formação superior em: Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Software, Engenharia Elétrica, Sistemas de Informação e cursos tecnológicos da área de Tecnologia da Informação. “Nosso objetivo é a formação de profissionais capazes de analisar o estado da arte em aprendizado de máquina, com forte embasamento conceitual e prático”, finaliza.