Instituto Maria Modesto recebe oficina terapêutica sobre o Natal | Acontece na Uniube

Instituto Maria Modesto recebe oficina terapêutica sobre o Natal

01 de dezembro de 23

Os alunos do curso de Psicologia da Uniube estiveram no Instituto Maria Modesto (IMM) para promover oficinas terapêuticas com os pacientes. A iniciativa propôs uma reflexão sobre o significado do Natal, e os acolhidos construíram árvores natalinas com desejos e bons sentimentos para 2024.

Segundo o gerente do IMM, psicólogo Sérgio Marçal, foram abordadas as relações familiares atreladas ao sentido de renascimento, recomeço e esperança que o Natal culturalmente traz. Isso levou os pacientes a despertarem para a construção de novas possibilidades de vida a partir do autocuidado, reforçando a afetividade, esperança e relações saudáveis.

Como produto da atividade, os pacientes construíram uma árvore reciclada cujas bolinhas traziam os desejos para o próximo ano, sendo destacadas as demandas de saúde, amor, paz, harmonia, esperança e família.

"No Instituto, nós realizamos oficinas diversas, com conteúdos diversos, desde as oficinas psicoeducativas, sobre a própria doença, a importância da medicação, do cuidado ininterrupto, até oficinas temáticas, com conteúdos ligados à saúde, relacionamentos, família, suporte social, trabalho e renda e outras que contribuam no processo de reabilitação desse paciente. Então, a partir do trabalho multiprofissional, nós vamos ajudando a pessoa a perceber o próprio processo de sofrimento e adoecimento e construir possibilidades de lidar com todo esse processo de vida, reconstruindo as suas possibilidades de modo a conquistar e manter qualidade de vida, se inserir socialmente e lidar com a doença como algo que fez parte da sua existência, mas que pode ser controlado e superado. Permitindo, assim, o seu próprio exercício de cidadania e de qualidade de vida", considerou Sérgio Marçal.

O IMM

O Instituto Maria Modesto oferece, atualmente, internação integral para pacientes psiquiátricos, com indicação de hospitalização, por meio de convênio firmado com o SUS. O serviço oferece cuidados para manejo de crises graves que impõem risco à vida do paciente e de outros, ou em situações refratárias ao suporte ambulatorial e que implicam em autonegligência extrema, secundária a um transtorno psiquiátrico grave descompensado.

O Instituto Maria Modesto é o único estabelecimento de saúde do interior do Estado de Minas Gerais com habilitação para internação integral em Psiquiatria. Dessa forma, atende mais de 80 munícipios e é referência em cuidados relacionados à saúde mental na região.

Luiz Henrique Cruvinel