Instituto Maria Modesto promove oficina de produção de bonecas e anjos natalinos | Acontece na Uniube

20 de dezembro de 23

O Instituto Maria Modesto (IMM) promove mais uma iniciativa transformadora: a Oficina de Produção de Bonecas para Árvore de Natal e Anjos Natalinos. Sob a coordenação do gerente do Instituto, Sérgio Marçal, a atividade proporciona uma experiência única aos pacientes, destacando-se como uma abordagem terapêutica inovadora.

A proposta transcende a simples confecção de objetos decorativos sazonais. Todos os pacientes não apenas criam suas próprias peças, mas também carregam consigo a esperança de colocá-las na árvore de Natal quando receberem alta. Além disso, após a primeira etapa, eles vão se dedicar à produção de peças que seriam posteriormente destinadas a parceiros do IMM.

"As Oficinas Terapêuticas em Saúde Mental são uma ferramenta de cuidado e reabilitação em que o paciente tem suas tensões psíquicas ligadas ao sofrimento mental rebaixadas, a partir de propostas criativas, que permitem acessar conteúdos dolorosos de modo mais leve e ressignificá-los, contribuindo para sua reabilitação. A partir da produção manual direcionada, o paciente é levado a refletir sobre a relação do produto desenvolvido na Oficina com sua história de vida, e com a mediação do terapeuta, ele pode construir novos sentidos sobre seu processo de saúde e doença", informou o gerente Sérgio Marçal.

Ele completa que a abordagem adotada na Oficina de Produção de Bonecas foi fundamentada na Terapia Ocupacional, visando não apenas o desenvolvimento de habilidades manuais, mas também a reflexão sobre o verdadeiro significado do renascimento que o Natal simboliza, e a oportunidade de recomeço que as vésperas do ano novo proporcionam. Os participantes foram conduzidos a revisitar seus processos individuais de adoecimento, compreender as causas subjacentes, valorizar o cuidado especializado e explorar formas de evitar a intensificação de sinais e sintomas de diferentes transtornos mentais.

A tônica das atividades concentrou-se no acolhimento e na psicoeducação, destacando a importância do autocuidado, do tratamento contínuo e do reconhecimento dos sinais de alerta relacionados ao próprio estado de saúde mental. O fortalecimento das redes de apoio nos processos de saúde e doença foi enfatizado, promovendo uma visão integral do cuidado terapêutico.

O Instituto Maria Modesto reitera seu compromisso não apenas com o tratamento clínico, mas também com a promoção do bem-estar emocional e a busca pela resiliência dos seus pacientes. A Oficina é um exemplo tangível dessa missão, demonstrando que a arte e a terapia podem se entrelaçar de maneira poderosa, proporcionando um ambiente propício à cura e ao crescimento emocional.

Luiz Henrique Cruvinel