Indústria: Logística é a área que mais irá empregar pessoas no Brasil até 2027 | Acontece na Uniube

Indústria: Logística é a área que mais irá empregar pessoas no Brasil até 2027

19 de agosto de 25
1 / 1

Projeção é de um estudo da CNI feito pelo Observatório Nacional da Indústria e abrange o período de 2025 a 2027 


Importante para o desenvolvimento econômico do país, a área de Logística e Transporte é apontada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) no Mapa do Trabalho Industrial 2025-2027 como o segmento que mais irá empregar pessoas pelos próximos anos no Brasil. A estimativa é de cerca de 4,1 milhões de trabalhadores. 


Em 2024, de janeiro a outubro, segundo o Banco Nacional de Empregos (BNE), essa área registrou um aumento de 94,7% na criação de vagas em comparação com o mesmo período do ano anterior. Além do crescimento na quantidade de vagas, a área de logística e transporte também demanda mão de obra qualificada. O estudo da CNI ainda projeta que a necessidade de qualificação profissional nesse segmento, até 2027, é de 3,3 milhões de profissionais. 


Para o gestor dos cursos de Logística, Engenharia de Produção e Gestão da Qualidade da Uniube, Wagner Cardoso, há alguns fatores que explicam a alta demanda por profissionais qualificados, como a aceleração pós-pandemia puxada pelo crescimento do e-commerce e cadeias de suprimentos, relevância estratégica impulsionada pela redução de custos e exportações, além da transversalidade entre as funções da área. 


Cardoso comenta que as projeções da CNI se refletem em Uberaba e região. "Eu noto uma demanda crescente por profissionais na área da logística, principalmente, na área da logística 4.0, que é a parte mais moderna e envolve Inteligência Artificial, ciência de dados e programação da logística." 


Formado em Logística pela Uniube em 2024, Kaio Arial Marques Borborema, 29, diz observar que essa área vem crescendo bastante nos últimos anos. E comenta que a formação superior lhe abriu portas no mercado de trabalho. 


"Sem um curso superior eu não teria chegado até aqui. Controle de estoque, KPIs, relatórios de performance, cubagens e afins foram áreas às quais só pude conhecer cursando a logística", pontua Kaio que, atualmente, trabalha em uma cooperativa como analista de comercialização de grãos, que são destinados à exportação e processos de industrialização. 


O egresso da Uniube afirma que para um futuro próximo o objetivo é cursar uma pós-graduação e se desenvolver mais na área da logística, com foco em tecnologias que ajudam a agilizar processos e reduzir custos. 


"Também tenho vontade de participar de projetos que tragam mais eficiência na operação e, com o tempo, assumir mais responsabilidades, inclusive, na liderança de equipes", finaliza Kaio. 


O gestor do curso de Logística da Uniube reforça a importância da educação para o sucesso profissional e a conquista de melhores salários, além de ressaltar que as empresas enfrentam dificuldades para preencher vagas por conta da baixa quantidade de profissionais bem preparados. 


"Existe uma escassez muito grande de profissionais bem formados no mercado. Os empresários, gerentes e diretores de grandes fábricas me procuram: 'Wagner, eu preciso de gente qualificada'. Então, a educação é muito importante, mas educação de qualidade e não de quantidade", conclui Wagner Cardoso. 


O curso de Logística da Uniube 


Ofertado nas modalidades presencial - nos campus da Uniube em Uberaba e Uberlândia - e EAD, o curso superior de Tecnologia em Logística da Uniube se destaca pelo ensino de excelência atualizado e baseado nas demandas do mercado de trabalho, sendo reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) com nota 5, a pontuação máxima concedida pelo órgão do Governo Federal. 


Vander Souza