IMM recebe os primeiros pacientes no ambulatório de psiquiatria nesta segunda-feira | Acontece na Uniube

11 de abril de 23

Nesta segunda-feira, 10, o Instituto Maria Modesto (IMM) iniciou os atendimentos do primeiro ambulatório de psiquiatria do município. Ao todo, 23 pacientes foram triados, mas a expectativa é chegar a uma média de 80 pacientes por semana e 260 novos pacientes por mês, com atendimentos de segunda a sexta-feira. O serviço surge conciliando a formação acadêmica em psiquiatria e outros cursos que estagiam no IMM, e atendendo a fila da Secretaria de Saúde vinculada ao SUS.

"Vamos iniciar pela triagem e ver quais pacientes realmente vão precisar do atendimento, porque nem todos terão perfil para estar no ambulatório, às vezes são pacientes ou graves demais, ou já estabilizados, que podem ser seguidos em outros locais. Vamos ter dois médicos supervisores e mais seis médicos residentes atendendo, em um total de oito médicos dentre os supervisores e os residentes, e vamos contar também com uma equipe multiprofissional, com psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais. A ideia é proporcionar ao paciente um tratamento adequado, seja com atendimento médico, mas também com atendimento multiprofissional, como um complemento ao tratamento para chegar a uma resolutividade maior dos quadros", explica o diretor técnico do IMM, Mateus Nóbrega Oliveira.

O objetivo é transformar o IMM em um complexo de saúde mental, com o ambulatório, hospital dia, urgência e emergência, para atender Uberaba e região. "Esse serviço é a materialização do primeiro passo do grande projeto para a saúde mental de Uberaba da Universidade ao assumir o antigo Sanatório Espírita e constituir o Instituto Maria Modesto. O objetivo é transformar o IMM de um hospital psiquiátrico para um complexo de saúde mental, que possa abarcar outras complexidades assistenciais e atender a necessidade de saúde mental da população. O nosso projeto de futuro inclui no Instituto, além da internação hospitalar psiquiátrica integral tradicional, o ambulatório que se inicia agora, hospital dia, urgência, emergência, em um grande complexo integrado voltado para Uberaba e região", pontua o gerente do IMM, Sérgio Marçal.

A expectativa é que 260 novos pacientes sejam atendidos por mês no ambulatório de psiquiatria do IMM. "Estamos buscando ampliar serviços, qualificar o atendimento à população, além disso, estamos agregando valor aos nossos acadêmicos graduandos, ampliando dentro da grade curricular da residência médica em psiquiatria, para que os nossos residentes se formem bem, mas que ao mesmo tempo também deem o máximo do seu conhecimento para o tratamento e o equilíbrio desses pacientes, com os mais variados tipos de transtorno dentro da saúde mental", avalia o diretor de serviços em saúde da Uniube, Iraci Neto.

Dentre os 23 pacientes triados nesta segunda-feira, 10, está Maria Jane. "Eu achei válido esse novo atendimento, é uma forma de procurarmos um tratamento e encontramos aqui, foi muito importante para mim estar aqui. Estou há mais de um ano esperando e agora deu certo. É um atendimento excelente, da portaria até o consultório, todo mundo muito educado, gostei muito. Me sinto com esperança de que vou ficar boa, vou fazer o tratamento e vou ficar bem, pelo carinho que o pessoal nos atende, já é uma melhora, se sentir bem, acolhido. Estou muito feliz", finaliza.