III Simpósio Amizade Compatível conscientiza sobre doação de sangue e cadastro de medula óssea | Acontece na Uniube

23 de agosto de 18

O Simpósio foi promovido pelo Projeto Extensionista Amizade Compatível. O objetivo do evento foi o de informar e sensibilizar a comunidade acadêmica e geral sobre a importância do cadastro e doação de Medula Óssea e sangue. Além disso, com este seminário, foi realizada a seleção de novos alunos interessados em participar do projeto.

Com a abordagem voltada para doenças relacionadas ao sangue, o simpósio contou com depoimentos e relatos de pacientes, além de palestras com profissionais da área. De acordo com a coordenadora do Projeto e da Extensão da Uniube, professora Maria Theresa Cerávolo, esses dois momentos do evento são de extrema relevância para o profissional da saúde. “Temos alguém falando sobre aquela patologia e o relato do paciente que passa por ela, porque o médico não vê a doença conforme o paciente, e isso é muito importante de abordar”, pontua.

A estudante do 5º período do curso de Medicina, Luana Pacheco destaca que as palestras esclarecem muitos paradigmas e tabus a respeito da doação de sangue e do transplante de medula. “É muito bom para agregar conhecimento e esclarecer dúvidas, são temas relevantes e interessantes que, às vezes, durante a graduação nós não conseguimos entender muito bem, e aqui no Simpósio tentamos trazer essa abordagem de uma forma mais fácil de entender, mais clara, mais didática e isso é muito bom”, compartilha.

Luana faz parte do Projeto Amizade Compatível há dois anos e conta que desde o primeiro período, ao conhecer as atividades por ele desenvolvidas, se interessou pelo tema. “Eu queria já ingressar em um projeto no começo da Universidade e achei o tema muito relevante. Queria participar e ter um maior conhecimento a respeito da doação de sangue, cadastro e doação de medula óssea. Então, por isso que eu achei bom entrar para o projeto”, completa.

E para a responsável pelo setor de captação e cadastro do Hemocentro de Uberaba e palestrante no evento, Ieda Alves de Souza, o público presente se torna multiplicador dos conhecimentos ali adquiridos e auxiliam na divulgação do tema. “A doação de sangue é muito importante, a nossa demanda no Hemocentro é muito grande, nós atendemos Uberaba e Região. Então, nós precisamos de doadores todos os dias, você vai doar porque tem muita gente que precisa de doação. É muito importante o pessoal se conscientizar, multiplicar ideias, convidar amigos, acadêmicos para ir e doar, nos ajudando nessa demanda”, conclui.