Hospital Veterinário da Uniube (HVU) sediou,..."> HVU sedia o Fórum Regional de Manejo Populacional de Cães e Gatos | Acontece na Uniube Hospital Veterinário da Uniube (HVU) sediou,...">

HVU sedia o Fórum Regional de Manejo Populacional de Cães e Gatos

06 de março de 23

Carolina Oliveira

O Hospital Veterinário da Uniube (HVU) sediou, nesta segunda-feira, 06, o Fórum Regional de Manejo Populacional de Cães e Gatos, que é promovido pelo Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo (IMVC), com o apoio da Coordenadoria Estadual de Defesa Animal do Ministério Público de Minas Gerais (CEDA-MPMG), Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV/MG) e o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal.

O Fórum Regional é um encontro presencial para discutir e verificar o andamento das políticas públicas de manejo populacional de cães e gatos, a partir do plano e diagnóstico elaborados na capacitação. "O fórum é o resultado final da capacitação que disponibilizamos de forma virtual, chamado de capacitação para gestão do manejo populacional de cães e gatos. Mesmo após a assinatura do termo de compromisso (ajustamento de conduta dos municípios do programa Pró-Devida com o Ministério Público), os municípios ficam sem saber o que fazer e se questionam como fazer política pública, afinal, não se resume à castração. Como forma de estimular e de reunir todo mundo presencialmente, criamos os fóruns o IMVC, que é o Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo, uma ONG formada por Médicos Veterinários. Temos o Muro de Lamentações dirigido por mim, para vermos o que avançou e aquilo que não andou muito, para alinharmos qual auxílio ainda podemos prestar ao município. Não paramos na capacitação virtual, depois disso, possibilitamos esse momento como forma de apoio, para termos certeza que os municípios vão caminhar sozinhos sem o nosso apoio", conta a vice coordenadora do Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo, IMVC, Ana Liz Bastos.

O Hospital Veterinário da Uniube foi o anfitrião do fórum PRODEVIDA em Uberaba. "Achamos muito importante isso para a região, um evento inédito que vem trazer novidades associadas com pesquisa, ensino e extensão, ou seja, um evento que acrescenta muito para a região do Triângulo Mineiro. Foi um dia intensivo de palestras, experiências entre os municípios para colocarmos daqui para frente como vai ser o manejo populacional de cães e gatos na nossa região, que tem uma população muito grande de cães e gatos e que merecem o nosso respeito e carinho", avalia o gerente clínico do HVU, Cláudio Yudi.

Para o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, e diretor executivo do HVU, André Fernandes, o Fórum permite evidenciar o trabalho que o HVU tem entregado para a sociedade e toda a área de proteção animal. "Depois de muito tempo, conseguimos um convênio fabuloso com a prefeitura para que atuássemos na proteção dos animais, principalmente aos animais errantes e de pessoas com um pouco mais de dificuldade financeira. Temos que lembrar que o nosso hospital não é um hospital SUS, precisamos de parcerias e principalmente do poder público, que tem o papel de atender esses animais. Tínhamos tudo na mão, a estrutura do hospital, médicos veterinários, preceptores, alunos de graduação, alunos de aprimoramento e mestrado, para dar um atendimento de altíssimo nível para esses animais, tanto em pequenos, médios e grandes. É motivo de grande orgulho para nós esse evento, para tentarmos evidenciar o que o HVU fez, acabamos de completar 22 anos do hospital, o curso de Medicina Veterinária fez 25 anos de grande sucesso, mas às vezes a sociedade não entende isso, e eventos como esse nos permite mostrar tudo que é feito, e muito bem feito, aqui dentro do Hospital Veterinário da Uniube", pontua.

O convênio entre o Governo Municipal e o HVU, firmado em abril de 2022, foi compartilhado durante o Fórum Regional, através da Superintendência de Bem-Estar Animal. "A expectativa é muito positiva por esse fórum, podermos compartilhar as nossas experiências com os 18 municípios é muito importante, até para troca de experiências. Ter esse contrato com a Instituição foi de grande valia e nos trouxe bons resultados, e a ideia é que resultados aumentem cada vez mais. É muito gratificante, não tínhamos isso no município, é uma experiência inédita e traz uma luz para a causa animal. Queremos incentivar outros municípios com essa boa ideia", comemora o Superintendente, Alberto de Faria Pereira.

Durante o Fórum, cinco trabalhos foram selecionados para apresentação e os premiados ganharam certificados. A comissão avaliadora foi composta por técnicos das instituições e entidades organizadoras dos eventos.

Municípios premiados durante o Fórum Uberaba:

PRÊMIO EDUCAÇÃO: estratégia educativa mais bem-sucedida - Indianópolis e Uberaba

PRÊMIO CASTRAÇÃO: município que castra de forma ética, pautado na Lei Federal N°13.426 e nas resoluções do CRMVMG e CFMV - Nova Ponte e Uberaba

PRÊMIO INOVAÇÃO: municípios que utilizam tecnologias em suas estratégias de MPCG - Campo Florido e Sacramento

PRÊMIO SUSTENTABILIDADE: municípios que estão monitorando o programa e buscando recursos disponíveis próprios para o programa - Pirajuba

PRÊMIO PARCERIA: município que conseguiu realizar uma boa parceria com organizações ou proteção animal - Uberaba