HVU recebe onça-parda vítima de atropelamento | Acontece na Uniube

HVU recebe onça-parda vítima de atropelamento

16 de fevereiro de 24

O Biovidro 60S foi utilizado no procedimento cirúrgico realizado no animal, acelerando significativamente a reconstituição do tecido ósseo

O Hospital Veterinário da Uniube (HVU), em parceria com o Corpo de Bombeiros de Uberaba e Araxá, participou do resgate de uma onça-parda na última quarta-feira, 14, vítima de atropelamento em Campos Altos, no Alto Paranaíba. O animal foi encaminhado ao HVU para avaliação e, após exames de imagem, foi diagnosticada uma fratura significativa no osso da coxa da pata traseira esquerda, demandando uma intervenção imediata e altamente especializada.

Apelidada pela equipe de Safira, a onça tem aproximadamente 2 anos e cerca de 20 quilos, e passou por um procedimento cirúrgico realizado por uma equipe composta por professores, médicos-veterinários e alunos do curso de Medicina Veterinária. "Durante a cirurgia, foi necessário implantar uma placa ortopédica, acompanhada de um pino e sete parafusos (sistema PLate Rod), com o objetivo de garantir a fixação adequada do osso fraturado. Este método de fixação é reconhecido por sua eficácia em promover a estabilidade necessária para o processo de cicatrização óssea", conta o gerente clínico do HVU, professor Cláudio Yudi.

Além disso, foi aplicado um biomaterial no local da fratura. "O Biovidro 60S, um material inovador na prática veterinária, foi utilizado pela primeira vez em onças-pardas, com o propósito de acelerar a reconstituição do tecido ósseo. Este biomaterial é especialmente valorizado por suas propriedades de estimulação da regeneração óssea, representando um marco no tratamento de fraturas em espécies ameaçadas, demonstrando potencial para melhorar significativamente os resultados de recuperação. A escolha deste tratamento reflete o compromisso do Hospital Veterinário da Uniube com a adoção de tecnologias de ponta e práticas inovadoras no cuidado de animais silvestres", pontua o gerente clínico.

O período de recuperação da onça Safira será no Setor de Animais Silvestres do HVU. "O setor é dedicado ao tratamento de espécies silvestres, garantindo não apenas a excelência clínica, mas também o bem-estar e conforto dos animais durante seu processo de recuperação. A equipe do Hospital Veterinário da Uniube mantém um otimismo cauteloso quanto à recuperação completa de Safira, antecipando seu retorno ao habitat natural assim que sua condição de saúde permitir", comenta Yudi.

Biovidro 60S

O Biovidro é composto principalmente por silício, cálcio, fósforo e, às vezes, outros elementos, todos naturais ao corpo humano e animal. Quando implantado, inicia a interação com o ambiente biológico ao seu redor, liberando elementos que estimulam as células ósseas a iniciar o processo de cicatrização.

"As células ósseas são atraídas para o local, começam a se multiplicar e formam novo tecido ósseo ao redor e dentro do Biovidro, que eventualmente se integra completamente ao osso natural. Além de ajudar na regeneração óssea, o Biovidro tem sido explorado para outras aplicações, como na Odontologia para reparar dentes ou na Medicina Regenerativa para curar peles e tecidos moles. Seu potencial é enorme, pois, além de promover a regeneração dos tecidos, pode ser moldado em diversas formas e tamanhos, adaptando-se a várias necessidades médicas", conclui Cláudio Yudi.

Clique aqui e confira as imagens divulgadas em nosso Instagram.