HVU recebe alunos do Colégio Nossa Senhora das Dores | Acontece na Uniube

HVU recebe alunos do Colégio Nossa Senhora das Dores

26 de março de 24

O Hospital Veterinário da Uniube (HVU) recebeu, nos dias 20 e 21 de março, turmas do 2° ano do Colégio Nossa Senhora das Dores. Durante a visita, os alunos participaram de uma palestra sobre tutoria responsável e puderam conhecer de perto animais como cobra, jabuti, jacaré, tucano, entre outros. Os alunos também realizaram um tour pela estrutura do hospital, conhecendo o ambiente dos animais silvestres e de grande porte.

"A visita ao HVU veio ao encontro do conteúdo que estamos trabalhando. Nosso objetivo era proporcionar aos alunos vivências e conhecimento. Conhecer de perto alguns animais silvestres, domésticos e de produção foi extremamente prazeroso e enriquecedor para as crianças. O HVU nos ofereceu uma oportunidade única, foi incrível e tenho certeza de que as crianças guardarão para sempre as memórias desse dia", conta a professora do 2° ano, Fernanda Lima de Oliveira Mendes.

Para a professora do 2° ano, Bruna Catib , a visita proporcionou uma experiência incrível. "As crianças aprenderam mais sobre os animais silvestres, conheceram animais resgatados, viram a importância de cuidar do meio ambiente, da natureza e dos animais. Elas ficaram eufóricas, focadas e muito curiosas com tudo o que foi mostrado", comemora.

O objetivo da ação é abrir as portas para a comunidade escolar do ensino fundamental e médio, e transmitir conceitos de bem-estar animal, tutela responsável e a preservação da fauna silvestre, especialmente do bioma do cerrado. "Durante as ações, percebemos claramente o interesse e a curiosidade das crianças, que interagem de maneira muito satisfatória. O público infantil foi escolhido por ter maior interesse no aprendizado e grande potencial para disseminar informações para os familiares mais próximos. Além disso, elas proporcionam a assimilação de valores e a incorporação de conhecimentos que, a longo prazo, podem beneficiar humanos e animais", explica o responsável pelo setor de animais silvestres do HVU, professor Cláudio Yudi.

"Foi o melhor passeio da minha vida", disse Rafael Toneli Molina, do 2º ano C. "Quando crescer, quero ser veterinário", expressou João Lucas Fernandes de Sene, também do 2º ano C. "Tia, a cobra é minha xará", (referindo-se ao nome da cobra), disse Clara Verdu, do 2º ano C. "Foi um passeio sensacional. Adorei o tamanduá", afirmou Karollyne Vinhas, do 2º ano C.

Carolina Oliveira | Universidade do Agro