HVU recebe alunos do 2° ano do Colégio Nossa Senhora das Dores | Acontece na Uniube

HVU recebe alunos do 2° ano do Colégio Nossa Senhora das Dores

05 de abril de 23

O Hospital Veterinário da Uniube (HVU) recebeu, no dia 24 de março, cinco turmas do 2° ano do Colégio Nossa Senhora das Dores. Durante a visita, os alunos participaram de uma palestra sobre tutoria responsável, e puderam conhecer de perto animais como: ratos, cobra, coruja, jabuti, galos, galinhas, ovelhas, bovinos e equinos. Após as apresentações, os alunos participaram de um tour pela estrutura do hospital.

"A visita ao HVU veio de encontro ao conteúdo que estamos trabalhando. Nosso objetivo era proporcionar aos alunos vivências e conhecimentos. Conhecer de perto alguns animais silvestres, domésticos e domésticos de produção foi extremamente prazeroso e rico para as crianças. O HVU nos ofereceu uma oportunidade única. Foi incrível e tenho certeza que as crianças guardarão para sempre as memórias desse dia", avalia a professora, Fernanda Lima.

De acordo com a professora Karla Bomtempo, as turmas foram muito bem recepcionadas pelo professor Cláudio Yudi e a equipe do HVU. "As crianças viram cobras, jabutis, arara, gambá, camundongos, gavião, urubu, ovelhas, cavalos, galinhas, touro. Conversaram com os responsáveis sobre como são cuidados os animais que são levados ao hospital, receberam orientações sobre o respeito que devemos ter com a vida e o ambiente natural de cada espécie. Foi uma tarde muito produtiva, divertida e de muito aprendizado. As crianças ficaram muito empolgadas e curiosas sobre os animais que viram, estavam alegres e agradecidas pela oportunidade de conhecerem tantos animais", comenta.

De acordo com a professora Luciana Fraga, os alunos ficaram impressionados com os animais que puderam ver e sentir de tão perto. "A aula passeio possibilitou uma aprendizagem significativa, uma vez que os alunos puderam observar os diversos tipos de animais estudados no livro didático. Momentos assim criam memórias, ampliam o vocabulário e permitem as mais diversas trocas de experiências. Estar em outros ambientes dá margens à descoberta de novas aprendizagens, pois sabemos que todo espaço oferece conhecimento", pontua.

Para a professora Teresinha de Fátima Borges Patrocínio, foi uma experiência significativa para a turma. "O objetivo era que as crianças vivenciassem os conteúdos estudados em sala, como animais de estimação, de produção e silvestres. A experiência foi excelente, pois puderam conhecer animais estudados na prática, tiveram informações sobre o modo de vida deles e puderam tocar em alguns animais. As crianças ficaram entusiasmadas com o passeio e já pediram outros. Foi significativo e importante para conhecimento delas", conta.

"O intuito da visita foi de viver na prática o conteúdo que estamos trabalhando em sala de aula: ambientes silvestres, ambientes cultivados, animais domésticos, domésticos de produção e silvestres. Ficamos muito felizes com a recepção e a experiência vivida, que com certeza foi única", afirma a professora Efigênia Joyce Diamantino Honorato.

De acordo com o gerente clínico do HVU, Cláudio Yudi, o objetivo dessa ação é abrir as portas para a comunidade escolar do Ensino Fundamental e Médio, e repassar conceitos de bem-estar animal, tutoria responsável e a preservação da fauna silvestre, em especial do bioma do cerrado. "Durante as ações, percebemos claramente o interesse e a curiosidade das crianças, que interagem de maneira muito satisfatória. O público infantil foi escolhido por ter maior interesse no aprendizado e grande potencial de disseminar informações para os familiares mais próximos.  Além disso, elas proporcionam a assimilação de valores e a incorporação de conhecimentos que a longo prazo, podem beneficiar humanos e animais", finaliza.