HVU realiza campanha 'Outubro Rosa Pet' | Acontece na Uniube

HVU realiza campanha 'Outubro Rosa Pet'

22 de outubro de 20

O Hospital Veterinário de Uberaba (HVU) realizará, entre os dias 26 e 30 deste mês, atendimentos para cadelas e gatas, em comemoração ao Outubro Rosa Pet. Assim como as mulheres, os bichinhos também podem ter câncer de mama e o diagnóstico precoce ainda é o melhor tratamento. Por isso, a importância de cuidar dos pets. Os atendimentos deverão ser agendados pelo telefone (34) 3319-8787.

Os alunos do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Uberaba (Uniube), acompanhados de professores, vão orientar os tutores sobre como observar lesões nas mamas dos animais e ensinar como funciona toda a cadeia mamária das fêmeas. “Além da avaliação clínica, nós vamos também passar algumas informações para os tutores sobre fatores de risco para o tumor de mama em cadelas e gatas. Ou seja, aquilo que pode predispor ou causar câncer de mama, como o uso de anticoncepcional para que o animal não tenha cio. Também os fatores de proteção, como a castração, que pode ajudar a prevenir o câncer de mama”, explica a médica veterinária e professora da Uniube, Isabela Rodrigues Rosado.

Cartazes e modelos de pelúcia serão utilizados para explicar. “A gente quer que os tutores aprendam a fazer a palpação para que seja detectado precocemente qualquer nódulo na cadeia mamária de gatas e cadelas. Quanto mais precoce for a identificação, menores são as complicações”, afirma Isabel. Se algum animal apresentar tumor nas mamas, a equipe do HVU irá coletar, por meio de citologia, o exame para diagnóstico. Caso confirme, o tutor será orientando a encaminhar o pet para cirurgia.

Além da avaliação clínica, serão oferecidos também hemograma, vacinação contra raiva e microchipagem, em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses. “Os atendimentos serão realizados com horário marcado, de 08h ao meio-dia, para evitar aglomeração devido à pandemia. Será um atendimento a cada meia hora.

O Hospital Veterinário fica na Avenida do Tutuna, nº 720, no bairro Tutunas. O telefone para agendamento é (34) 3319-8787.