HVU participa da transferência de animais para zoológico de João Pessoa | Acontece na Uniube

HVU participa da transferência de animais para zoológico de João Pessoa

25 de março de 22

A Prefeitura Municipal de Uberaba, em parceria com Hospital Veterinário da Uniube (HVU), iniciou a transferência de parte dos animais do Bosque Jacarandá para o Zoológico de João Pessoa (PB). As duas onças pardas e uma irara foram levadas na madrugada desta quinta-feira (24), em voo cedido pela empresa Gol. Os animais agora passarão por período de quarentena e adaptação e ficarão isolados até terem condição de ocupar as novas instalações, construídas especialmente para eles, e aptas à visitação pública.

A transferência foi acompanhada e monitorada por biólogo e veterinários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) e do HVU, e escoltada pela Guarda Municipal. Os animais foram sedados para serem acondicionados nas caixas de transporte, logo em seguida ocorreu a reversão e, assim, fizeram toda a viagem acordados para evitar acidentes. O transporte de Uberlândia até João Pessoa foi realizado pela empresa GOL Linhas Aéreas. Em São Paulo, os animais foram recepcionados pelo médico-veterinário contratado pelo Zoológico da capital paraibana. A empresa aérea tem uma estrutura para o transporte de animais domésticos e silvestres.

O médico-veterinário e gerente clínico do Hospital Veterinário da Uniube, professor Cláudio Yudi, sedou os animais para a transferência e enfatizou a importância de conhecer os aspectos biológicos das espécies, como comportamento, anatomia, fisiologia e suas formas de defesa, além da compreensão da patofisiologia do estresse. "Tais características aumentam grandemente o sucesso na captura e transporte de animais silvestres, em especial quando ocorre o transporte aéreo de grandes distâncias. A contenção é o momento de maior estresse na vida de um animal, portanto, todo o cuidado na preparação da equipe, dos materiais e fármacos anestésicos utilizados na contenção física e química é de extrema importância, principalmente quando se tratar de grandes felídeos".

Para o professor, essa é uma grande oportunidade para os alunos do curso de Medicina Veterinária e aprimorandos de Anestesiologia Veterinária, que participaram da contenção dos animais. "Esse é um campo de mercado para os profissionais atuantes em animais silvestres, visto que o Brasil possui uma das maiores diversidades de animais no mundo. O médico-veterinário pode atuar em zoológicos, centros de triagem e pesquisa, resgate de fauna, gestão de projetos, além da pesquisa e ensino de pós-graduação", finaliza.

Sobre os animais

As duas onças pardas (Puma Concolor) chegaram a Uberaba em 26 de dezembro de 2021. Uma delas foi apelidada carinhosamente de Joana e trazida pelo Ibama com 1 ano e 4 meses, proveniente de um criatório particular de Betim. A outra, apelidada de Lola, veio do Centro de Triagem de Animais Silvestres - Cetas/UFU/Ibama, de Uberlândia (MG), com aproximadamente nove meses de vida.

A irara foi capturada pela Polícia Ambiental em 2006 em um canavial, com três meses de vida.

Atualmente, existe no Parque Jacarandá, em Uberaba, um veado catingueiro, uma jaguatirica, uma tartaruga-da-amazônia, cinco cágados-de-barbicha, cinco cágados-tigre-d'água, um macaco bugio e dois macacos-prego. O Zoo-Uberaba mantém interesse em doar o restante do plantel, desde que todos eles sejam bem acolhidos sempre buscando a melhoria do bem-estar dos animais. Ainda não há definição sobre a destinação desses animais, tudo dependerá de tratativas que vão envolver o Instituto Estadual de Florestas (IEF), de Minas Gerais e do estado de destino, ou ainda o Ibama.