HVU encaminha onça-parda ao CETRAS após sucesso em procedimento cirúrgico | Acontece na Uniube

HVU encaminha onça-parda ao CETRAS após sucesso em procedimento cirúrgico

23 de fevereiro de 24

Após o sucesso no procedimento cirúrgico realizado em uma onça-parda, recebida na semana passada, o Hospital Veterinário da Uniube (HVU) encaminhou o felino nesta sexta-feira, 23, ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETRAS) em Patos de Minas. Safira, carinhosamente apelidada pela equipe, necessita de um ambiente maior para reabilitação. No HVU, ela passou por um procedimento cirúrgico na pata traseira esquerda, com o sistema Plate Rod, e foi aplicado um biomaterial no local da fratura.

"Por ser um animal silvestre, tomamos alguns cuidados no planejamento da cirurgia. Utilizamos uma técnica que é uma fixação interna, não necessitando de cuidados diários e capaz de suportar uma força maior do que o uso isolado da placa ou do pino. Utilizamos um biomaterial, o Biovidro 60S, para acelerar a regeneração óssea. Ele é classificado como vidro devido à riqueza em sílica, e apesar de ser um vidro, é um material reabsorvível. Com o tempo, o material dissolve-se, apresentando efeitos biológicos que favorecem a regeneração óssea, estimulando a célula responsável pela produção da matriz óssea, chamada osteoblasto. Já realizamos estudos em cultivo celular em cães e tamanduás, sendo este o segundo caso em onças, com resultados bastante promissores", explica o professor do mestrado em Sanidade e Produção Animal nos Trópicos, Endrigo Gabellini Leonel Alves.

Relembre o caso:

O Hospital Veterinário da Uniube (HVU), em parceria com o Corpo de Bombeiros de Uberaba e Araxá, participou do resgate de uma onça-parda na última quarta-feira, 14, vítima de atropelamento em Campos Altos, no Alto Paranaíba. O animal foi encaminhado ao HVU para avaliação e, após exames de imagem, foi diagnosticada uma fratura significativa no osso da coxa da pata traseira esquerda, exigindo uma intervenção imediata e altamente especializada.

Além disso, foi aplicado um biomaterial no local da fratura. "A escolha deste tratamento reflete o compromisso do Hospital Veterinário da Uniube com a adoção de tecnologias de ponta e práticas inovadoras no cuidado de animais silvestres", pontua o gerente clínico.

O período de recuperação da onça Safira será no Setor de Animais Silvestres do HVU. "O setor é dedicado ao tratamento de espécies silvestres, garantindo não apenas a excelência clínica, mas também o bem-estar e conforto dos animais durante seu processo de recuperação. A equipe do Hospital Veterinário da Uniube mantém um otimismo cauteloso quanto à recuperação completa de Safira, antecipando seu retorno ao habitat natural assim que sua condição de saúde permitir", finaliza Yudi.

Carolina Oliveira | Universidade do Agro