HVU é referência nacional no cuidado de animais silvestres | Acontece na Uniube

HVU é referência nacional no cuidado de animais silvestres

17 de agosto de 23

Instituição também se destaca na criação de projetos e na conscientização sobre a preservação da vida selvagem

No âmbito da saúde animal, a atenção dedicada aos animais silvestres é um desafio que requer expertise, comprometimento e sensibilidade. Com 23 anos de trajetória, o Hospital Veterinário da Uniube (HVU) se tornou referência no cuidado e tratamento desses animais. Atualmente, o HVU é um dos maiores hospitais veterinários da América Latina, e a sua infraestrutura é demonstra o compromisso com a excelência. Com equipamentos modernos e instalações devidamente equipadas, o hospital assegura diagnósticos precisos e intervenções cirúrgicas bem-sucedidas.

Cada animal que chega ao HVU é acolhido não somente como um caso clínico, mas como um ser que merece respeito e atenção. "Os animais silvestres, provenientes de tráfico ou resgatados de situações como atropelamentos, são encaminhados pela Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros. Ao chegarem no HVU, eles são tratados por uma equipe de médicos-veterinários, e recebem cuidados minuciosos em um setor específico. Esse cuidado inclui desde alimentação e nutrição adequada até procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos. Vale destacar que todas essas ações são conduzidas em colaboração com os estudantes do curso de Medicina Veterinária da Uniube", revela o gerente clínico do HVU, professor Cláudio Yudi.

Além do atendimento direto aos animais, o HVU também se dedica a projetos de conscientização e educação sobre a relevância da preservação da vida selvagem. Em parceria com o curso de Medicina Veterinária da Uniube, são realizadas palestras e eventos abertos ao público, com o propósito de disseminar conhecimento e fomentar um senso de responsabilidade em relação aos animais silvestres e seus habitats. "Aproveitamos oportunidades para conduzir nossas palestras de educação ambiental nas escolas municipais e estaduais, abordando temas como os animais silvestres e a luta contra o tráfico de espécies. Infelizmente, o tráfico de animais silvestres ainda persiste no Brasil, e é nossa missão esclarecer às crianças do ensino fundamental e médio que caçar ou manter esses animais em cativeiro é crime", comenta o gerente clínico.

O HVU mantém diversas parcerias que são fortalecidas a cada ano. Com foco na constante busca por atualização e inovação no atendimento, esse relacionamento entre esfera pública e privada consolida a missão da instituição. "Apenas neste ano, já acolhemos e tratamos 320 animais silvestres. Eles permanecem em nosso hospital, no setor de silvestres, até que se recuperem e estejam prontos para serem libertados, com o auxílio da Polícia Ambiental, ou encaminhados ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS), localizado em Patos de Minas. Nossas parcerias incluem o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e o Ministério Público de Minas Gerais, representado pelo promotor Carlos Valera, coordenador regional das promotorias de Defesa do Meio Ambiente das Bacias Hidrográficas dos Rios Paranaíba e baixo Rio Grande. As parcerias se estendem também à Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (FUNEPU), que destina os recursos do MPMG", esclarece Yudi.

A integração da estrutura do HVU com as atividades acadêmicas e a assistência à comunidade reafirmam as diretrizes da Universidade. "Trabalhamos para elevar a qualidade do atendimento, pautados na satisfação do cliente, obtendo resultados extremamente positivos e garantindo sustentabilidade na formação acadêmica. Além disso, estamos progredindo no projeto de construção do novo Hospital Veterinário da Uniube. Esse empreendimento adota tecnologias construtivas modernas, alinhando-se às demandas do setor de serviços e às exigências da formação acadêmica, com dinamismo e objetividade", conclui o diretor de serviços em saúde da Uniube, Iraci Neto.

O HVU

O Hospital Veterinário da Uniube (HVU) celebra 23 anos de atividades neste ano, sua trajetória tem sido marcada por diversas inovações e já recebeu destaque na mídia em diferentes momentos. O gerente clínico do HVU, o médico-veterinário Cláudio Yudi, é conhecido por sua habilidade em desenvolver inúmeras próteses criativas para animais, como aves carcarás, jabutis, cágados, lobos-guará, corujas, periquitos e, recentemente, para uma seriema.

O HVU é uma unidade de saúde animal que faz parte do Complexo de Saúde da Uniube, estabelecendo parcerias sólidas e reforçando essas colaborações a cada ano. O foco na atualização e constante inovação do atendimento é o que fortalece essa relação público-privada, alinhada com a missão da instituição. Entre as parcerias, destacam-se o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Polícia Ambiental e o Ministério Público do Estado de Minas Gerais. Além disso, o HVU recebe cães provenientes das Forças de Segurança de Uberaba, incluindo o 4º BPM de Uberaba, o 8º Batalhão de Bombeiros Militar de Uberaba, a Penitenciária, a Guarda Municipal e a Guarda Civil Metropolitana.