HVU e PMU renovam convênio de assistência médica aos animais do município | Acontece na Uniube

HVU e PMU renovam convênio de assistência médica aos animais do município

27 de abril de 23

O Governo Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Seman), e o Hospital Veterinário da Uniube (HVU), renovaram o convênio para prestação de assistência médica aos animais do município por mais 1 ano. A parceria visa acolher, tratar e reabilitar cães, gatos e equinos da população de baixa renda, animais comunitários, ONGs e protetores independentes, além dos animais vítimas de maus tratos.

Segundo o diretor de serviços em saúde da Uniube, Iraci Neto, o trabalho de reestruturação e qualificação dos serviços de Medicina Veterinária no HVU, com aprimoramento da gestão assistencial, operacional e acadêmica, teve um salto extremamente importante no ano de 2022, com resultados já no 2º ciclo do Planejamento Estratégico da Unidade (2021/2025). "A renovação do convênio com a PMU/SEMAN, para continuarmos a parceria de suporte hospitalar para política do Bem-Estar Animal, reforça esse avanço, pois foram quase 3 mil atendimentos no período de 12 meses, com absoluta segurança e resolutividade às necessidades dos animais acolhidos pela parceria. Acredito que com essa prorrogação por mais 1 ano, podemos entregar ainda mais, pois os gestores do HVU estão cada vez mais focados nos processos de melhorias assistenciais e gerenciais com impactos nos resultados qualitativos e quantitativos da unidade veterinária", explica.

Durante o primeiro ano de parceria, foram realizados atendimentos clínicos, internações, tratamentos especializados e cirurgias de baixa a alta complexidade, além de exames de imagem (raio-x e ultrassom) e laboratório clínico de pequenos e grandes animais, incluindo atendimento de animais silvestres e exóticos. "A parceria com a Prefeitura Municipal de Uberaba para o atendimento de cães, gatos e cavalos foi de trabalho muito intenso e de novos desafios até conseguirmos obter o fluxo de atendimentos, exames e cirurgias de forma a atender a população mais carente, assim como os animais de rua, chamados de comunitários. Estamos auxiliando para evitar o abandono dos animais em vias públicas, visto que as pessoas mais carentes podem abandonar os animais doentes nas ruas porque não conseguem custear o tratamento do pet. Além disso, os atendimentos ambulatoriais são muito importantes para evitar a proliferação de doenças consideradas zoonoses, como a raiva, a leishmaniose e a esporotricose, auxiliando na saúde pública", avalia o gerente clínico do HVU, Cláudio Yudi.

Ao todo, 2.975 animais passaram por consultas de atendimento, sendo 2.250 cães, 715 gatos e 20 equinos. Além disso, foram realizados 9.727 exames laboratoriais, 1.060 exames de imagem, 2.949 internações e 274 cirurgias. "O HVU passou por reformas importantes, como a ampliação da quantidade de ambulatórios e de leitos para atender a demanda crescente de atendimentos, visto que são atendidos em média 12 animais por dia, além de oito animais estão em tratamento intensivos no Setor de Internação diariamente. Ressaltamos ainda o trabalho do Setor Financeiro e da Qualidade que organizaram a gestão de processos e fluxos a fim evitar falhas e interrupção dos atendimentos. Estamos satisfeitos com os resultados obtidos", pontua a gestora do contrato com a PMU e gerente administrativa do HVU, Viviane Silva Alves.

O HVU é o principal campo de prática para os alunos de graduação e pós-graduação em Medicina Veterinária. Através do convênio, os alunos têm a oportunidade de observar e praticar com os atendimentos clínicos e cirúrgicos, os tornando aptos ao mercado de trabalho. "Cuidamos dos animais como membros da família, o nosso aluno de graduação deve estar preparado para compreender as necessidades dos tutores, em especial aqueles de baixa renda. O curso de Medicina Veterinária possui uma equipe de docentes altamente qualificada presente todos os dias no HVU para orientar os alunos na formação acadêmica prática, fornecendo segurança e habilidades aos estudantes", finaliza o diretor do curso de Medicina Veterinária da Uniube, Prof. Dr. Eustáquio Bittar.