HVU e alunos do curso de Medicina Veterinária participam do "Dia D" de vacinação antirrábica | Acontece na Uniube

11 de setembro de 23

No último sábado, 09, alunos do curso de Medicina Veterinária e a equipe do Hospital Veterinário da Uniube (HVU) participaram do "Dia D" da Vacinação Antirrábica, realizado pelo Governo Municipal de Uberaba. Além da vacinação, foram oferecidas diversas atividades, como a avaliação clínica de cães e gatos, o registro por meio de microchipagem e orientações sobre saúde, zoonoses, guarda responsável e bem-estar animal. Durante o evento, 641 animais foram vacinados e 263 animais microchipados.

O gerente clínico do HVU, professor Cláudio Yudi, enfatiza que é papel da Universidade oferecer a extensão universitária, e isso ocorre em eventos como o Dia D. "É muito importante a presença da comunidade e do serviço público, e a Universidade traz os alunos para a prática, permitindo que eles conheçam a realidade da comunidade uberabense. Isso envolve a saúde única, que abrange as pessoas, os animais e o ambiente. É um aprendizado completo que o curso de Medicina Veterinária da Uniube oferece. Os alunos estão aprendendo muito, além de vacinar e microchipar, estão fazendo a avaliação clínica dos animais e ficam surpresos com a grande quantidade de problemas que os animais apresentam, orientando de forma correta. Isso os estimula a procurar estudar mais, pois a prática leva ao estudo, e o estudo leva à prática. Essa é a Universidade que desejamos: teoria e prática ajudando a comunidade", ressalta Yudi.

Ao todo, 11 alunos participaram das atividades do Dia D. "Esses momentos são muito enriquecedores e significativos para o aluno, porque aqui conseguimos lidar e ter contato com diversos animais. Além da vacinação, também realizamos uma avaliação física, o que proporciona o contato com animais com tumores, problemas oftalmológicos, de pele, ou seja, é um ambiente de muito aprendizado, ainda mais com o auxílio do professor Cláudio Yudi. É muito bom participar", comenta Kamilla Tayar, aluna do 4° período de Medicina Veterinária da Uniube.

A campanha de vacinação antirrábica se estende até o dia 15 de setembro, com a expectativa de vacinar 47 mil animais em Uberaba. "O Dia D da campanha de vacinação antirrábica está superando nossas expectativas, pois a população compareceu em massa, trazendo seus animais. Estabelecemos uma parceria entre a prefeitura e o HVU, que trouxe para os tutores, além da vacinação, orientações e avaliação clínica, ampliando o atendimento à população e contribuindo para o sucesso do evento. Até o dia 05 de setembro, já foram vacinados mais de 32 mil animais, e a expectativa é de vacinar 47 mil animais até o fim da campanha", conclui Patrícia Matos, responsável técnica da seção de Controle de Animais de Pequeno Porte do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias.