HVU e alunos do curso de Medicina Veterinária participam de mutirão de castração | Acontece na Uniube

29 de março de 22

O evento será realizado pelo Hospital Veterinário da Uniube (HVU) e protetores independentes, em parceria com o curso de Medicina Veterinária, a OSC Aliança Juizforana pela Defesa dos Animais (Ajuda) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A castração contemplará cerca de 300 pets, entre cães e gatos, gratuitamente, e acontece entre os dias 28 e 31 de março.

Serão realizadas em média 65 castrações por dia entre cães e gatos, machos e fêmeas. Todos os animais a serem atendidos deverão ser cadastrados com antecedência. "A princípio, disponibilizaremos vagas para as pessoas que fizeram cadastros no mutirão passado, em setembro de 2021, pois sobraram algumas vagas. E depois vamos começar a ligar para quem fez pré-cadastro pelo link que foi divulgado em fevereiro deste ano, tivemos 3174 inscrições.", explica a protetora independente e organizadora local, Débora Guimarães.

As atividades de castração serão realizadas pela OSC AJUDA (Aliança Juizforana pela Defesa dos Animais), que foi reconhecida pelo governo de Minas. "A ONG se tornou parceira de nossos projetos, transformando nossos castramóveis em UMEES (Unidades Móveis de Esterilização e Educação em Saúde) e através de emendas parlamentares foram adquiridos veículos e disponibilizadas verbas para realização de castrações por todo o estado, ampliando ainda mais nossa atuação.", explica o médico-veterinário e gerente clínico do Hospital Veterinário da Uniube, professor Cláudio Yudi.

Mas devemos ficar atentos às recomendações do médico-veterinário. "Não é realizada a castração de animais de raças específicas em nossos ônibus. Os cães braquicefálicos, como Shi-tzu, Buldogues, Pequineses e Ihasas Apsos, e outros sensíveis, como Malteses, Yorkshires e Spitz Alemão, devem ser operados em clínicas com a utilização de anestesia inalatória, considerada mais segura. Animais acima de 40 kg ou abaixo de 3 kg, assim como idosos acima de 8 anos e animais com menos de 6 meses de vida, também não serão aceitos pelos mesmos motivos." explica Claudio Yudi.

O HVU participará fornecendo o local para o castramóvel e no apoio às possíveis intercorrências pós-cirúrgicas, atendidas pelos alunos do curso de Medicina Veterinária. "O hospital irá participar fazendo pós-operatório. Caso ocorra algum problema após o retorno para casa, como pontos abertos, nós ficaremos responsáveis em receber esses animais para fazer o curativo. Os alunos da veterinária vão ajudar microchipando, conseguimos os microchips com a prefeitura, que foram cedidos pela o Centro de Endemias e Zoonoses, e a equipe está fazendo o cadastramento no local." finaliza.