Hospital Regional recebe Certificação Nacional de Qualidade e Segurança pela ONA

27 de julho de 21
1 / 1

O reconhecimento é válido por dois anos e representa o compromisso do hospital com padrões adotados nacionalmente


O Hospital Regional José Alencar (HRJA) agora é Acreditado Pleno pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A classificação, que tem nível 2, é concedida a instituições que atendem aos critérios estabelecidos, de segurança do paciente e gestão de qualidade na assistência, em todas as áreas de atividade. Ela demonstra que o Hospital apresenta gestão integrada, com processos alinhados e plena comunicação entre as atividades.


A ONA é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil. "A Acreditação é um método de avaliação e certificação. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos critérios definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente e certificados pela International Society for Quality in Health Care (ISQua)", explica o diretor administrativo do Hospital Regional, Frederico Ramos.


O HRJA é gerido pela Sociedade Educacional Uberabense e segue a orientação de estrutura e atendimento do Manual Brasileiro de Acreditação. "O Hospital tem como base, desde a inauguração, o conceito de qualidade em todos os processos para garantir a segurança dos pacientes; melhoria contínua dos processos, por meio de estabelecimento de padrões; e metas que devem ser observadas por todos os usuários, colaboradores e prestadores de serviços. Com a visita que recebemos dos auditores e o levantamento dos pontos de melhorias por eles manifestados, aprimoramos as nossas rotinas e processos", continua.


Ao conquistar a chancela ONA, independentemente do nível, a entidade de saúde sinaliza ao público o compromisso com padrões reconhecidos de qualidade e segurança. "O ambiente dentro das instituições e a participação dos colaboradores nos processos também se transformam ao avançar dos níveis. Por isso, a maior mudança observada após a Acreditação Plena é a comportamental, pois toda a equipe se sente motivada a continuar a evoluir nos processos de qualidade trabalhando com a segurança dos pacientes e a interação entre as áreas", pontua o diretor.


O processo de Acreditação Hospitalar do HRJA teve início em 2019, quando conquistou o nível 1 - Acreditado. A nova classificação, de nível 2 (Acreditado Pleno), é resultado da visita de manutenção realizada no estabelecimento de saúde no final de junho de 2021. "No nível 3, além da maturidade institucional, todos os aspectos relacionados à gestão, avaliados nos níveis anteriores, devem estar mais aprofundados. É exigido que a organização realize ciclos de melhoria e implemente novos processos. Temos a expectativa de aprimorarmos os nossos processos referentes à acreditação nível 2 para a próxima visita de manutenção e prepararmos o Hospital Regional para a acreditação nível 3 (Acreditado com Excelência)", finaliza Ramos.