Halloween inspira ação educativa no Hospital Regional
Uma capacitação inspirada na temática do Halloween, manifestação do folclore estadunidense do fim de outubro (31) que se popularizou no Brasil, movimentou setores estratégicos do Hospital Regional José Alencar, nestas quinta-feira (23) e sexta-feira (24). Os gestores usaram o lúdico para falar de tema extremamente sério: as IRAS (Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde).
"A ação buscou reforçar a importância das boas práticas de prevenção, o cumprimento dos protocolos institucionais, a segurança do paciente e o trabalho em equipe, tudo isso em clima leve, educativo e temático usando o Halloween", destacou Ana Luiza Alves Freitas, coordenadora da UTI.
Além do caráter lúdico, completa a enfermeira, a iniciativa teve um forte propósito educativo, despertando o olhar crítico dos profissionais sobre as rotinas de cuidado e incentivando a reflexão sobre a responsabilidade coletiva na prevenção de infecções hospitalares e na promoção da segurança ocupacional.
"Com a temática do Halloween, o evento transformou o aprendizado em uma experiência envolvente, mostrando que é possível unir conhecimento, criatividade e engajamento em prol da excelência na assistência e da humanização do cuidado", elogiou Frederico Ramos, diretor administrativo da Sociedade Educacional Uberabense (SEU), entidade gestora do HR.
Ana Luiza explica também que, no âmbito das IRAS (Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde), o destaque foram as infecções do trato urinário e da corrente sanguínea, verdadeiros "fantasmas" que assombram hospitais em todo o mundo.
"Foi reforçada também a importância dos cuidados com a segurança do trabalhador, enfatizando o descarte correto de materiais perfurocortantes, especialmente agulhas, para evitar acidentes ocupacionais e garantir um ambiente de trabalho mais seguro para toda a equipe multiprofissional. Esses "vilões invisíveis" a olho nu, embora não possam ser observados sem lentes especiais, são extremamente prejudiciais à saúde dos pacientes", disse Ana Luiza.
Participaram ativamente do treinamento, além da coordenadora da UTI, Ana Luiza, a enfermeira suplente Ingrid Mila, a enfermeira responsável pela Hemodiálise e CIHHDOTT, Tayna Carilho, a técnica de enfermagem administrativa Ariele Maris, o coordenador da Fisioterapia Rafael Oliveira, a fisioterapeuta suplente Paloma Lima, e os colaboradores do SESMT Rodrigo Costa e Elka Souza.