Grupo de Estudos de Direito e Literatura abre inscrições para novos participantes | Acontece na Uniube

24 de agosto de 18

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito e Literatura Legis Literae (NEPEDILL) do curso de Direito da Universidade de Uberaba está com 15 vagas abertas para inscrições de novos alunos que se interessam em participar. O grupo é cadastrado no Diretório de Grupos e Pesquisa do Brasil pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq) e tem o objetivo de promover o estudo interdisciplinar entre Direito e Literatura.

O NEPEDILL é coordenado pelas professoras Thaísa Haber Faleiros, Irene de Lima Freitas, Mara Cristina Piolla Hillesheim e Andréa Queiroz Fabri. Ele conta com a participação de alunos de diferentes etapas da graduação. Segundo o estudante Lucas Ferreira Mazete Lima, responsável pela coordenação-discente do NEPEDILL: “É muito importante a participação dos alunos nesse espaço, pois ele visa ampliar os horizontes hermenêuticos do estudante de Direito, enriquecendo o debate crítico em torno da Ciência Jurídica”.

A professora Thaísa defende que a Literatura pode auxiliar a criar novas formas de relacionar o Direito com a realidade. “Isso facilita o aprofundamento do estudo de temas jurídicos por uma perspectiva que possa desenvolver competências que ultrapassem a mera transmissão dos conceitos da Ciência do Direito”, esclarece.

O grupo pretende recrutar alunos que já tenham finalizado os dois primeiros períodos do curso, com disponibilidade de horário e disposição para a pesquisa e produção literária em temas jurídicos. Serão selecionados 15 estudantes divididos em 3 linhas de pesquisa, sendo 5 vagas por linha.

As inscrições podem ser realizadas diretamente no link: https://goo.gl/forms/MHscZlpTP380WDRu1, do dia 20 a 27 de agosto. Os estudantes deverão escolher uma linha de pesquisa e, obrigatoriamente, indicar o link do Currículo Lattes.