Grupo de Estudos da Medicina Veterinária realiza atividades on-line | Acontece na Uniube

Grupo de Estudos da Medicina Veterinária realiza atividades on-line

05 de maio de 21

O Grupo de Estudos e Extensão Rural (GEER), do curso de Medicina Veterinária da Uniube, adaptou as atividades para o formato on-line. O grupo é responsável por realizar visitas a propriedades rurais para procedimentos cirúrgicos, clínicos, reprodutivos, nutricionais, profilático e manejo geral de bovinos, ovinos, caprinos, equídeos, suínos e aves. Devido à pandemia da Covid-19, as ações dos alunos foram adaptadas para reuniões on-line semanais.

O GEER foi criado em 2014 pelo professor do curso de Medicina Veterinária da Uniube, Raul Morais Nolasco. "Por meio do grupo, conseguimos mostrar ao aluno a importância do compromisso firmado diante das diversas situações da nossa rotina, como horários de aula, data, respeito aos professores e superiores, tratamento com proprietários e tratadores rurais. Também, a valorizar a família e aprender como conviver com pessoas diferentes, já que nossas visitas a propriedades rurais duram de dois a três dias", conta o professor.

Para o desenvolvimento acadêmico dos discentes, as atividades do grupo mostram qual a realidade que vão encontrar no mercado após a graduação, as facilidades e dificuldades de cada situação. "Eu acredito que todos que passam pelo GEER saem mais preparados para o mercado de trabalho, a experiência que adquirimos aqui dentro é essencial e vai além dos princípios da Medicina Veterinária. Nós somos um grupo de muita fé, somos uma família! O carinho e respeito que temos uns com os outros é admirável, uma experiência profissional e pessoal que vou levar para o resto da vida", enaltece a estudante do 9º período de Medicina Veterinária, Laryssa Alves Macedo.

Estão dentro das atividades dos integrantes do GEER também realizar campanhas solidárias para ajudar entidades diversas em Uberaba. "Realizamos visitas técnicas em fazendas da região, campanhas de castração em cães e gatos, campanhas de doação de alimentos, roupas e lacres, cursos de contenção de animais de grande porte, palestras para produtores, palestras on-line, trabalhamos vários assuntos e técnicas sobre todas as espécies de animais domésticos", continua Laryssa.

Com a pandemia da Covid, as atividades do grupo agora acontecem no formado on-line. "Todas as quintas-feiras, às 19h, iniciamos nossa reunião com apresentação de um seminário por dois ou três integrantes, pelo Google Meet, depois realizamos a discussão como fazíamos na forma presencial. A Covid-19 não parou o grupo", destaca o professor Raul.

Podem participar do GEER alunos do curso de Medicina Veterinária da Uniube devidamente matriculados, a partir do terceiro período, sem nenhuma dependência em disciplinas. Os estudantes são selecionados por avaliação escrita, análise curricular e entrevista realizada por quem já faz parte do grupo. "Qualquer aluno que estiver participando do grupo, se for reprovado em alguma disciplina que estiver cursando, automaticamente é desligado do grupo. O grupo também não permite faltas nas reuniões nem nas visitas. Existe dentro do grupo uma hierarquia que deve ser respeitada", conclui o coordenador.

Fotos tiradas antes da pandemia