Gestor de zootecnia da Uniube ministra curso na Bolívia | Acontece na Uniube

Gestor de zootecnia da Uniube ministra curso na Bolívia

03 de abril de 23

Fotos: Cabanã El Trebol

O gestor da graduação em Zootecnia da Uniube, Carlos Henrique Cavallari, ministrou aulas no 4º Curso Internacional de Seleccion de Matrices y Reproductores, realizado na cidade de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. O curso foi feito em parceria com a ASOCEBU e teve duração de dois dias, 27 e 28 de março, dividido em aulas teóricas e práticas. Essa é a quarta vez que o gestor leciona no curso.

Participaram 67 alunos, entre universitários, criadores e profissionais da área. "O curso visa mostrar como se escolhe bons reprodutores zebuínos. Então, basicamente, a parte teórica ela se concentra em montar esses modelos morfológicos que determinam um bom animal: através do seu fenótipo, avaliação genética, a conformação do corpo, funções, qualidade, pelagem", explica Carlos Henrique.

A parte teórica apresenta todos os aspectos morfológicos de interesse, que dão sustentação para a prática, onde são determinados os melhores animais. "Na parte prática são divididas turmas para trabalhar com machos e fêmeas de várias idades. Após isso, são aplicados os métodos e critérios de seleção visual. Então, tem um roteiro que se aprende para fazer avaliação correta, comparativa. E aí nós fazemos a prática escolhendo dentre os animais apresentados, quais são os melhores, aqueles que seriam adquiridos em uma eventual compra".

A internacionalização já é uma realidade da Uniube, que promove constantemente parcerias com instituições de Ensino no exterior. "Essa parceria da ASOCEBU com a Uniube já vem de alguns anos e engloba todos os cursos. Só que agora com o lançamento do Agro, essa parceria vai ficar mais próxima. A ASOCEBU é uma associação dos criadores de zebu da Bolívia, de grande interesse no agronegócio, e o Brasil é uma referência internacional de gestão, de produção, do agronegócio, seja na pecuária, seja na agricultura, então, essa parceria vai ser ampliada e com certeza muito mais utilizada pelas duas instituições", complementa.

Universidade do Agro

O professor Carlos Henrique faz parte da equipe que integra a Universidade do Agro, uma unidade de negócio lançada pela Instituição neste mês, que visa atender e impulsionar o agronegócio no país. O projeto oferta cursos de graduação e pós-graduação em Agronegócio, Agronomia, Logística, Medicina Veterinária, Zootecnia e outros ligados ao Agro, além de cursos livres, serviços de exames, testes, diagnósticos laboratoriais, palestras de consultorias e desenvolvimentos de novos produtos, reunidos em uma plataforma eletrônica de E-commerce.

"A partir de agora, com o lançamento da Universidade do Agro, esse curso será incorporado ao portfólio da Universidade. É uma das primeiras iniciativas dessa nova unidade de negócio da Instituição, que mostra a abrangência da Universidade, não só no Brasil, mas no exterior. Tudo, graças à nossa equipe que consegue corresponder rapidamente às demandas no Brasil e no Exterior. E esse é o objetivo da Universidade do Agro, proporcionar um ensino de qualidade dentro do Agro e também prestar esses serviços técnicos e de pesquisa", continua o gestor.

O professor ainda pontua que novas parcerias vão ser adquiridas por meio da Universidade do Agro. "Já temos o interesse da Federação Departamental de Produção e Produtores de Leite da Bolívia que também nos procurou para fazer um convênio. Temos ainda a procura de representantes da Costa Rica, que querem saber mais sobre a nossa nova vertente agro. Então, com certeza, ainda teremos muitas novidades de instituições interessadas em conhecer mais sobre a Universidade do Agro", finaliza.