Gerente do Instituto Maria Modesto participa de congresso em São Paulo | Acontece na Uniube

Gerente do Instituto Maria Modesto participa de congresso em São Paulo

18 de outubro de 23

O gerente do Instituto Maria Modesto e professor universitário, Sérgio Marçal, participou do Encontro Pró-Saúde Mental 2023, em Guarulhos (SP). O evento reuniu mais de 50 hospitais psiquiátricos de todo país na Universidade de Santo Amaro (Unisa) e teve o objetivo de proporcionar a troca de experiências entre os hospitais e fortalecer a qualidade e atuação dessas Instituições.

O congresso é organizado pela Pró-Saúde Mental e é uma oportunidade de exposição de novos modelos de gestão e assistência, tanto do SUS quanto particular/convênio. "O evento foi de extrema relevância. Uma vez que a gente tem em eventos dessa natureza a oportunidade de diagnosticar a nossa atuação em relação a serviços similares na mesma região do país e outras regiões. Além disso, foi possível verificar que o Instituto Maria Modesto hoje, a partir da absorção da estrutura da mantenedora, opera em nível de qualidade e excelência na gestão administrativa e técnica", comenta Sérgio Marçal.

A participação do professor e gerente se deu como ouvinte e palestrante. Sérgio participou de uma mesa redonda que tratou sobre a integração entre instituições de ensino e hospitais psiquiátricos. "Nós apresentamos a experiência de incorporação do Serviço de Saúde Mental, inicialmente o hospital psiquiátrico, pela Sociedade Educacional Uberabense e toda a implantação de processos de gestão administrativa e técnica, para demonstrar como a estrutura da Universidade favorece esses aspectos, bem como o fortalecimento, a qualidade e a expansão e sustentabilidade, que são objetivos do nosso planejamento estratégico. Apresentamos a experiência de implantação da Residência em Psiquiatria, de modo a colaborar com outros hospitais que estão fazendo esse movimento, já que aqui caminha para o terceiro ano. E foi uma ocasião de muita troca e muito positiva, em que os outros hospitais puderam verificar o avanço do serviço de Uberaba, em relação ao modelo anterior".

No país são, ao todo, 51 hospitais psiquiátricos, quase nove mil leitos, distribuídos em dez estados. "Dá pra afirmar que o movimento dos hospitais psiquiátricos brasileiros caminha para a diversificação de serviços para além do hospital, alinhando-se à Política Nacional de Saúde Mental e à oferta de serviços no particular e convênio, tendo em vista o cenário de epidemia de transtornos mentais de sofrimento mental e transtornos mentais em tempos de incerteza, de solidão, de desesperança, de adoecimento grave", completa.

Ainda segundo Marçal, o Instituto Maria Modesto caminha para o fortalecimento da assistência no SUS e para a oferta de serviços no particular e convênio. "Nós já atendemos mais de 80 municípios e a proposta é de expansão e crescimento, que já se iniciou com a consolidação do Ambulatório de Saúde Mental, a Residência em Psiquiatria e a Reforma para a implantação de urgência no hospital. Consolidando esses serviços e mantendo o que já está posto e ofertado à população, dá pra reafirmar aquele nosso conceito de se consolidar como referência pra América Latina, no sentido de diversidade de serviços e uma gestão eficiente que produz equilíbrio econômico-financeiro e que não expõe o serviço à vulnerabilidade financeira, razão por que muitos hospitais no Brasil fecharam", finaliza.